ESTUDO DA ESTABILIDADE ACELERADA DE FORMULAÇÕES CONTENDO CETOCONAZOL XAMPU A 2%
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658344587Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/223658344587
O objetivo deste estudo foi avaliar a estabilidade acelerada de duas formulações magistrais de cetoconazol xampu, determinar seu prazo de validade e comparar estes resultados com as formulações industrializadas. Utilizou-se o medicamento referência, um genérico e um similar, além de duas formulações manipuladas, todas contendo cetoconazol na concentração de 2%. As amostras foram armazenadas em 4 °C, 25 °C e 40 °C + 70% UR por 180 dias e avaliadas em relação a cor, odor, densidade, viscosidade e teor, conforme a Farmacopéia Brasileira. Todos os produtos foram aprovados nos testes de identificação, volume médio e doseamento. As formulações comerciais praticamente não sofreram alterações de cor e odor quando armazenadas a 4 °C e 25 °C, já os medicamentos manipulados mantiveram-se estáveis a temperatura de 4 °C, mas quando armazenadas a 25 °C sofreram pequenas alterações de cor, próximo aos 180 dias. Não houve alterações consideráveis de pH e densidade, em todas as amostras. Foi impossível determinar a faixa ideal de viscosidade. Os medicamentos comerciais e a formulação 1 mostraram boa estabilidade, sendo possível conseguir um prazo de validade provisório de 24 meses.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.