Estratégias de educação em saúde para conscientização sobre a Hipertensão Arterial: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583444174

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Doenças cardiovasculares, Revisão sistemática

Resumo

A educação em saúde é utilizada por profissionais da área para a prevenção de Hipertensão Arterial (HA) e promoção da qualidade de vida de hipertensos. O objetivo desta revisão sistemática foi analisar as estratégias de educação em saúde para a conscientização sobre a HA utilizadas pelos profissionais da área para promoção da saúde e o impacto dessas intervenções para os usuários. A pesquisa foi realizada nas bases de dados eletrônicas MEDLINE/PUBMED, LILACS e SciELO no período de janeiro a março de 2020. Foram utilizados os descritores “hipertensão” e “educação em saúde” e estabelecidos critérios de elegibilidade para a seleção dos artigos. De um total de 2093 publicações, foram selecionados oito artigos para análise crítica do conteúdo. Entre as pesquisas analisadas, todas utilizaram material educativo ou atividade lúdica de intervenção. Foi possível encontrar evidências de que as diversas estratégias de educação em saúde, por meio de dinâmicas ou oficinas em grupos de saúde e visitas domiciliares, além do acompanhamento periódico desses usuários, foram satisfatórias para a conscientização sobre os hábitos saudáveis para prevenção de HA e mudanças no estilo de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Santini Einloft, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Nutricionista formada pela Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, RS, Brasil. Especialista em Sistema Público de Saúde pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Valéria Maria Limberger Bayer, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil, Doutora em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Edi Franciele Ries, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil, Doutora em Ciência dos Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília, 2006.

Veras R. Envelhecimento populacional contemporâneo: demandas, desafios e inovações. Rev Saúde Pública. 2009;43(3):548-54.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022. Brasília, 2011.

Brasil. Ministério da Saúde. Hipertensão é diagnosticada em 24,7% da população, segundo a pesquisa Vigitel. Publicada em sexta, 17 da maio de 2019. Acesso em 4 de fevereiro de 2020. Disponível em https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45446-no-brasil-388-pessoas-morrem-por-dia-por-hipertensao.

Freitas AAS, Cabral IE. O cuidado à pessoa traqueostomizada: análise de um folheto educativo. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2008;12(1):84-9.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília, 2013.

Rother ET. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta paul Enferm. 2007;20(2):5-6.

Moura IH, Silva AFR, Rocha AESH, Lima LHO, Moreira TMM, Silva ARV. Construção e validação de material educativo para prevenção de síndrome metabólica em adolescentes. Rev Latino-Am de Enferm. 2017;25:e2934.

Silva STRC, Melo SN, Torres BRF, Assis RRT, Bomfim AMA, Lucena ARS, Lucena MGS, Lucena MS. Abordagem dinâmica das complicações do diabetes mellitus e da hipertensão arterial quando negligenciadas: um relato de experiência. Rev Ciência Plural. 2018;4(1):36-43.

Oliveira TL, Miranda LP, Fernandes PS, Caldeira AP. Eficácia da educação em saúde no tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial. Acta paul Enferm. 2013;26(2):179-84.

Ulbrich EM, Maftum MA, Labronici LM, Mantovani MF. Atividades educativas para portadores de doença crônica: subsídios para a enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2012;33(2)22-27.

Silva FM, Budó MLD, Girardon-Perlini NMO, Garcia RP, Sehnem GD, Silva DC. Contribuições de grupos de educação em saúde para o saber de pessoas com hipertensão. Rev Bras Enferm. 2014;67(3).

Baldissera VDA, Bueno SMV. O lazer e a saúde mental das pessoas hipertensas: convergência na educação para a saúde. Rev Esc Enferm USP. 2012;46(2):380-7.

Einloft ABN, Silva LS, Machado JC, Cotta RMM. Influência de intervenções educativas em perfis antropométricos, clínicos e bioquímicos e na percepção de saúde e doença de portadores de hipertensão arterial no contexto da Saúde da Família. Rev Nutr. 2016; 29(4): 529-41.

Machado JC, Cotta RMM, Moreira TR, Silva LS. Análise de três estratégias de educação em saúde para portadores de hipertensão arterial. Ciência & Saúde Coletiva. 2016;21(2):611-20.

Ribeiro AG, Cotta RMM, Silva LS, Ribeiro SMR, Dias CMGC, Mitre SM, Nogueira-Martins MCF. Hipertensão Arterial e orientação domiciliar: o papel estratégico da saúde da família. Rev Nutr Campinas. 2012; 25(2):271-28.

Downloads

Publicado

2020-09-25

Como Citar

Einloft, F. S., Bayer, V. M. L., & Ries, E. F. (2020). Estratégias de educação em saúde para conscientização sobre a Hipertensão Arterial: uma revisão sistemática. Saúde (Santa Maria), 46(2). https://doi.org/10.5902/2236583444174

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)