A ética na pesquisa científica: mapeamento de estudos em salão de iniciação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583441194

Palavras-chave:

Medicina, Experimentação humana, Bioética, Educação.

Resumo

Objetivo: Analisar trabalhos de iniciação científica na área médica quanto à aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), através de um levantamento de resumos publicados em Anais do Salão de Iniciação Científica de uma Jornada Acadêmica Integrada dos anos de 2016, 2017 e 2018. Método: A análise foi restrita as publicações relacionadas com a área médica e suas respectivas subáreas (patologia, clínica médica, psiquiatria, radiologia, saúde materno-infantil, cirurgia e medicina legal). Os trabalhos foram lidos minuciosamente sendo avaliados os seguintes critérios: exigência de avaliação por CEP ou não, bem como se os autores faziam menção de aprovação por CEP. Resultados: No total do período analisado foram publicados 365 resumos, dentre eles 26,57% (n=97) não se enquadraram nas descrições da Resolução Nº 466, não exigindo, consequentemente, avaliação por CEP. Dos demais trabalhos (n=268) constatou-se que em apenas 6,35% (n=17) dos trabalhos os autores relataram apreciação por CEP, não havendo em 93,65% (n=251) dos casos nenhuma referência a aprovação, o que denota uma fragilidade na execução dos projetos de iniciação científica. Conclusões: São necessárias medidas educativas que estimulem a elevação do rigor técnico em eventos científicos acadêmicos, referentes às regras para submissão dos trabalhos e resumos como forma de reforçar a apreciação da pesquisa por CEP quando pertinente. Dessa forma, garantir que os aspectos éticos das produções científicas sejam respeitados e estimulados na formação de novos pesquisadores.

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Biografia do Autor

Ângelo de Melo Spolaor, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduando em Medicina no Centro de Ciências da Saúde da UFSM.

Anelise Levay Murari, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Graduação em Farmácia e Bioquímica/ Análises Clínicas, Farmácia Industrial, Formação Docente para Educação Profissional, Mestrado em Ciências Farmacêuticos e Doutorado em Farmacologia. Tem experiência na seguintes áreas: produtos naturais, fitoquímica, parasitologia, farmacologia, microbiologia, hemoterapia, análises clínicas, anatomia humana. Professora Adjunta do Departamento de Morfologia da Universdiade Federal de Pelotas.

Matheus Soidan Ventura, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduando em Medicina no Centro de Ciências da Saúde da UFSM.

Rafaela dos Santos Schneid, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Graduanda em Medicina

Helanio Veras Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduando em Medicina no Centro de Ciências da Saúde da UFSM.

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Publicado

2019-12-29

Como Citar

Spolaor, Ângelo de M., Murari, A. L., Ventura, M. S., Schneid, R. dos S., & Rodrigues, H. V. (2019). A ética na pesquisa científica: mapeamento de estudos em salão de iniciação científica. Saúde (Santa Maria), 45(3). https://doi.org/10.5902/2236583441194

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