<b> ESTUDO E PREVALÊNCIA DO SISTEMA RH E KELL NOS DOADORES DO HEMOCENTRO DE SANTA MARIA-RS </b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658343025Resumo
O trabalho teve como objetivo avaliar a prevalência dos fenótipos do sistema Rh e Kell em doadores do Hemocentro de Santa Maria. A frequência destes sistemas depende da etnia de cada região. Os principais antígenos do sistema Rh incluem: D, C/c/Cw, E/e. O sistema Kell foi descoberto em 1946, depois da introdução do teste de antiglobulina. Os anticorpos podem causar Doença Hemolítica do Recém-Nascido. Das 1832 amostras fenotipadas , quanto ao sistema Rh, 870 amostras (48%) foram fenotipadas como Rh positivos e 962 amostras (52,0%) fenotipadas como Rh negativo. Das fenotipadas como Rh negativas, 78 amostras (8,1%) foram positivas para o antígeno “C” e/ou “E”. Relacionando o percentual do sistema Kell positivo e Rh negativos foi de 8,2%. O doador Rh negativo deve ser analisado, para os demais antígenos deste sistemas e para o antígeno Kell , mesmo sendo menos imunogênicos, são capazes de causar Doença Hemolítica Grave e Aloimunizações.
Descritores: Fenotipagem, Freqüência, Doadores, Sistema Kell, Sistema Rh.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.