A construção de redes de atenção na perspectiva do projeto terapêutico singular: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583440371Palavras-chave:
Equipe multiprofissional, Atenção à saúde, Saúde Pública, Integralidade em saúde.Resumo
Estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, de cunho crítico-reflexivo, sobre elaboração e desenvolvimento de um Projeto Terapêutico Singular (PTS) pela equipe Materno Infantil de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, em um hospital público da região central do Rio Grande do Sul. O caso relatado descreve o acompanhamento, fundamentado no referencial teórico do PTS, de uma usuária do Sistema Único de Saúde, com diversas demandas biopsicossociais. O PTS iniciou-se durante internação da usuária na unidade tocoginecológica do hospital, campo de referência das residentes. Após o aceite da usuária em participar e da vinculação estabelecida entre ela e a equipe, realizou-se o planejamento das estratégias para atingir metas em curto, médio e longo prazos, que foram constantemente reavaliadas durante o período de acompanhamento. Como resultado da vivência, confirmou-se o que prima a literatura. O PTS mostra-se uma potente ferramenta na assistência integral à saúde e deve ser incentivado, não apenas como apoio à formação de residentes multiprofissionais, mas também entre as diferentes equipes de saúde da rede de atenção, como estratégia eficiente na produção do cuidado em saúde.Downloads
Referências
Oliveira RG, Grabois V, Júnior WVM, organizadores. Qualificação de Gestores do SUS. Rio de Janeiro: EAD/Ensp, 2009.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Clínica ampliada, equipe de referência e projeto terapêutico singular. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.
Dos Santos KH, Marques D, Pozzuto L, Sideri KP. O trabalho de profissionais na residência multiprofissional em saúde. Rev APS 2016; 19(3):495-499.
Casanova I A, Batista NA, Moreno RL. Formação para o trabalho em equipe na residência multiprofissional em saúde. ABCS Health Sciences 2015; 40(3):229-233.
Miranda FAC, Coelho EBS, Moré CLO. O Projeto terapêutico singular [especialização]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2012.
Brasil. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Universidade Federal de Santa Catarina. Projeto terapêutico singular. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2012.
Da Silva AI, Loccioni MFL, Orlandini RF, Rodrigues J, Peres GM, Maftum MA. Projeto terapêutico singular para profissionais da estratégia de saúde da família. Cogitare Enferm 2016; 21(3): 01-08.
Ceccin, RB, Ferla A A. Educação e Saúde: Ensino e Cidadania como Travessia de Fronteiras. Trab Educ e Saúde 2009; 6(3): 443-456.
Ceccin RB, Feuerwerker L. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis Rev Saúde Coletiva 2004; 14(1): 41-65.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Política Nacional de Gestão de Tecnologias em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Centro de Ciências da Saúde, Hospital Universitário de Santa Maria, 4ª Coordenadoria Regional de Saúde – RS, Secretaria de Município da Saúde de Santa Maria. Projeto: Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde. Rio Grande do Sul: Santa Maria; 2010.
Brasil. Resolução n° 466 de 12 de dezembro de 2012. Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União 2012; 12 dez.
Campos GW, Amaral MA. A clínica ampliada e compartilhada, a gestão democrática e redes de atenção como referenciais teórico-operacionais para a reforma do hospital. Ciênc & Saúde Coletiva 2007; 12(4):849-859.
Seixas TC, Baduy RS, Da Cruz KT, Bortoletto MSS, Junior HS, Merhy EE. O vínculo como potência para a produção do cuidado em Saúde: o que usuários-guia nos ensinam. Interface (Botucatu) 2019; 23: e170627.
Ilha S, Dias MV, Backes DS, Backes MTS. Vínculo profissional-usuário em uma equipe da Estratégia Saúde da Família. Ciênc Cuid Saúde 2014; 13(3): 556-62.
Merhy EE. A perda da dimensão cuidadora na produção da saúde: uma discussão do modelo assistencial e da intervenção no seu modo de trabalhar a assistência. In: Reis AT, Santos AF, Campos CR, Malta DC, Merhy EE, organizadores. Sistema Único de Saúde em Belo Horizonte: reescrevendo o público. São Paulo: Xamã; 1998. p. 103-120.
Brondani JE, Leal FZ, Potter C, Da Silva RM, Noal HC, Perrando MS. Desafios da referência e contrarreferência na atenção em saúde na perspectiva dos trabalhadores. Cogitare Enferm 2016; 21(1): 01-08.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.