Atividade física de crianças e apoio familiar percebido: um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583438542Palavras-chave:
Apoio social, Relações Pais-Filho, Atividade MotoraResumo
Objetivo: O objetivo deste estudo é descrever a prevalência de crianças na zona saudável e risco para a atividade física e do apoio familiar percebido de acordo com o sexo e identificar as relações entre a atividade física diária e o apoio familiar percebido. Método: Trata-se de um estudo exploratório, com amostra voluntária de 49 crianças matriculadas no 5º ano do ensino fundamental. Foram avaliadas a atividade física através de pedometria e o apoio familiar através de questionário. Foram utilizadas análises descritivas e de associação. Foi testada a diferença entre os sexos com o teste qui-quadrado de Pearson. Resultados: Nas variáveis do apoio familiar percebido, não foram identificadas diferenças entre os sexos. Na análise bruta apenas a variável “seus pais (pai/mãe) levam você para praticar atividade física” se associou com a atividade física das crianças. No modelo final de análise ajustada, as variáveis “considera o pai ativo”, “mãe estimula a ser ativo” e “seus pais levam você para praticar atividade física” se associaram com a atividade física das crianças. Conclusões: As figuras maternas e paternas parecem assumir diferentes papéis no apoio percebido pelas crianças, assim sugerimos que o pai e a mãe (ou figuras equivalentes) devem fazer parte do processo das ações de intervenções para que estas relações sejam confirmadas de forma mais fidedigna.
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