Brinquedo terapêutico: percepção da equipe de enfermagem na perspectiva da fenomenologia social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583435112

Palavras-chave:

Enfermagem pediátrica, Brinquedo, Hospitalização, Cuidados de enfermagem.

Resumo

Apreender a percepção da equipe de enfermagem sobre o uso do brinquedo terapêutico em uma unidade pediátrica sob o olhar da fenomenologia social. Estudo de abordagem qualitativa realizado em uma unidade pediátrica de hospital escola público, Paraná, de junho a setembro de 2014. Utilizou-se o referencial teórico e de análise da fenomenologia social, que permite a compreensão do fenômeno por meio das ações do sujeito e seu cotidiano. Participaram 25 profissionais da equipe de enfermagem subdivididos em quatro grupos sociais: enfermeiras, enfermeiros residentes, enfermeiras docentes plantonistas e técnicos/auxiliares de enfermagem. Emergiu três categorias: Brinquedo Terapêutico: conceitos construídos e vivenciados; Brinquedo Terapêutico: fazer e reagir da equipe para o cuidado da criança; Implementação do Brinquedo Terapêutico: interesses, desejos e ideologias. Os grupos revelam que a implementação sistemática do brinquedo terapêutico é cercada de barreiras entre conceito e vivência que necessitam ser superadas, pois não justifica a privação da criança.

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Biografia do Autor

Michelle Schmidt Rainato, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Enfermeira especialista em Enfermagem em Saúde da Criança, modalidade residência, Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil.

Ester Leonardo Rocha, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Enfermeira especialista em Enfermagem em Saúde da Criança, modalidade residência, Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil.

Rosângela Aparecida Pimenta Ferrari, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Doutora em Ciências, Professora Associada do Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil.

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Publicado

2020-07-06

Como Citar

Rainato, M. S., Rocha, E. L., & Ferrari, R. A. P. (2020). Brinquedo terapêutico: percepção da equipe de enfermagem na perspectiva da fenomenologia social. Saúde (Santa Maria), 46(2). https://doi.org/10.5902/2236583435112