Funcionalidade em Atividades de Vida Diária de Crianças Deambuladoras com Paralisia Cerebral

Autores

  • Natiéle de Moraes Meincke Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS
  • Tainá Ribas Mélo Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR https://orcid.org/0000-0002-7630-8584
  • Elenita Costa Beber Bonamigo Docente do Departamento de Ciências da Vida- DCVida/ UNIJUÍ, Ijuí, RS
  • Simone Zeni Strassburger Docente do Departamento de Ciências da Vida – DCVida/ UNIJUÍ, Ijuí, RS https://orcid.org/0000-0001-9655-8807

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583434885

Palavras-chave:

paralisia cerebral, Destreza motora, Atividade de vida diária

Resumo

Introdução: A Paralisia Cerebral (PC) é a principal alteração neurológica da infância e que ocasiona limitações funcionais e em atividades de vida diária (AVDs). Objetivo: Verificar a funcionalidade em AVDs das crianças com PC de níveis I a III da Gross Motor Function Classification System (GMFCS), em uma Unidade de Reabilitação Física do Rio Grande do Sul. Método: Estudo transversal, descritivo que caracterizou as atividades de vida diária pelo Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) de crianças com PC deambuladoras (GMFCS I a III). Resultados: De 315 prontuários 8 pacientes foram incluídos, 7 do sexo masculino. A média da idade foi de 5±1,6 anos. Todas as crianças foram classificadas como espásticas, 7 diparéticas e uma hemiparética. Uma criança GMFCS I (hemiparética) obteve melhores escores na mobilidade. As crianças diparéticas GMFCS II obtiveram melhores escores no autocuidado. As crianças diparéticas GMFCS III tiveram menores escores no autocuidado e mobilidade. Na função social, todas as crianças tiveram escores normativos e contínuos típicos. Conclusão: Quanto melhor o nível motor, maiores os escores de habilidades funcionais. O GMFCS I e II apresentaram escores semelhantes, com maiores dificuldades na mobilidade, diferente do nível III, evidenciadas também para autocuidado.

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Biografia do Autor

Natiéle de Moraes Meincke, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS

Especialista em Urgência e Emergência pelo Centro Educacional Uninter e Especialização Físico-Motora pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Reabilitação Funcional, Santa Maria, RS, Brasil.

Tainá Ribas Mélo, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Fisioterapeuta da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Paranaguá. Docente do Curso de Fisioterapia da Uniandrade e da Especialização em Neurofuncional do IBRATE.

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Publicado

2019-01-12

Como Citar

Meincke, N. de M., Mélo, T. R., Bonamigo, E. C. B., & Strassburger, S. Z. (2019). Funcionalidade em Atividades de Vida Diária de Crianças Deambuladoras com Paralisia Cerebral. Saúde (Santa Maria), 3(44). https://doi.org/10.5902/2236583434885