Funcionalidade em Atividades de Vida Diária de Crianças Deambuladoras com Paralisia Cerebral
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583434885Palavras-chave:
paralisia cerebral, Destreza motora, Atividade de vida diáriaResumo
Introdução: A Paralisia Cerebral (PC) é a principal alteração neurológica da infância e que ocasiona limitações funcionais e em atividades de vida diária (AVDs). Objetivo: Verificar a funcionalidade em AVDs das crianças com PC de níveis I a III da Gross Motor Function Classification System (GMFCS), em uma Unidade de Reabilitação Física do Rio Grande do Sul. Método: Estudo transversal, descritivo que caracterizou as atividades de vida diária pelo Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) de crianças com PC deambuladoras (GMFCS I a III). Resultados: De 315 prontuários 8 pacientes foram incluídos, 7 do sexo masculino. A média da idade foi de 5±1,6 anos. Todas as crianças foram classificadas como espásticas, 7 diparéticas e uma hemiparética. Uma criança GMFCS I (hemiparética) obteve melhores escores na mobilidade. As crianças diparéticas GMFCS II obtiveram melhores escores no autocuidado. As crianças diparéticas GMFCS III tiveram menores escores no autocuidado e mobilidade. Na função social, todas as crianças tiveram escores normativos e contínuos típicos. Conclusão: Quanto melhor o nível motor, maiores os escores de habilidades funcionais. O GMFCS I e II apresentaram escores semelhantes, com maiores dificuldades na mobilidade, diferente do nível III, evidenciadas também para autocuidado.
Downloads
Referências
Bax M, Goldstein M, Rosenbaum P, Leviton A, Paneth N, Dan B, et al. Proposed definition and classification of cerebral palsy, April 2005. Developmental Medicine & Child Neurology. 2005;47(08):571-6.
Chang C-H, Chen Y-Y, Yeh K-K, Chen C-L. Gross motor function change after multilevel soft tissue release in children with cerebral palsy. Biomedical Journal. 2017.
Horchuliki JA, Antoniassi DP, Chiarello CR, Mélo TR. Influência da terapia neuromotora intensiva na motricidade e na qualidade de vida de crianças com encefalopatia crônica não progressiva da infância. Revista Brasileira de Qualidade de Vida. 2017;9(1).
O’Shea TM. Diagnosis, treatment, and prevention of cerebral palsy in near-term/term infants. Clinical obstetrics and gynecology. 2008;51(4):816.
Zanini G, Cemin NF, Peralles SN. Paralisia Cerebral: causas e prevalências. Fisioter mov. 2009;22(3):375-81.
Beckung E, Carlsson G, Carlsdotter S, Uvebrant P. The natural history of gross motor development in children with cerebral palsy aged 1 to 15 years. Developmental Medicine & Child Neurology. 2007;49(10):751-6.
Schiariti V, Klassen AF, Cieza A, Sauve K, O'Donnell M, Armstrong R, et al. Comparing contents of outcome measures in cerebral palsy using the international classification of functioning (ICF-CY): A systematic review. European Journal of Paediatric Neurology. 2014;18(1):1-12.
Mélo TR, Yamaguchi B, Silva AZd, Israel VL. Motor abilities, activities, and participation of institutionalized Brazilian children and adolescents with cerebral palsy. Motriz: Revista de Educação Física. 2017;23(SPE2).
Palisano RJ, Hanna SE, Rosenbaum PL, Russell DJ, Walter SD, Wood EP, et al. Validation of a model of gross motor function for children with cerebral palsy. Physical therapy. 2000;80(10):974-85.
Hiratuka E, Matsukura TS, Pfeifer LI. Cross-cultural adaptation of the gross motor function classification system into Brazilian-Portuguese (GMFCS). Brazilian journal of physical therapy. 2010;14(6):537-44.
Oliveira AKC, Matsukura TS, Mancini MC. Repertório funcional de crianças com paralisia cerebral nos contextos domiciliar e clínico: relato de cuidadores e profissionais. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. 2015;26(3):390-8.
Mancini MC, Haley SM. Inventário de avaliação pediátrica de incapacidade (PEDI): manual da versão brasileira adaptada: UFMG; 2005.
Sposito MMdM, Riberto M. Avaliação da funcionalidade da criança com Paralisia Cerebral espástica. Acta fisiátrica. 2010;17(2).
Ohata K, Tsuboyama T, Haruta T, Ichihashi N, Kato T, Nakamura T. Relation between muscle thickness, spasticity, and activity limitations in children and adolescents with cerebral palsy. Developmental Medicine & Child Neurology. 2008;50(2):152-6.
Fonseca JOd, Cordani LK, Oliveira MCd. Aplicação do inventário de avaliação pediátrica de incapacidade (PEDI) com crianças portadoras de paralisia cerebral tetraparesia espástica. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. 2005;16(2):67-74.
Larson JCG, Mostofsky SH, Goldberg MC, Cutting LE, Denckla MB, Mahone EM. Effects of gender and age on motor exam in typically developing children. Developmental neuropsychology. 2007;32(1):543-62.
Mancini MC, Fiúza PM, Rebelo JM, Magalhães LC, Coelho ZA, Paixão ML, et al. Comparação do desempenho de atividades funcionais em crianças com desenvolvimento normal e crianças com paralisia cerebral. Arq Neuropsiquiatr. 2002;60(2-B):446-52.
Rosenbaum PL, Walter SD, Hanna SE, Palisano RJ, Russell DJ, Raina P, et al. Prognosis for gross motor function in cerebral palsy: creation of motor development curves. Jama. 2002;288(11):1357-63.
Morris C, Bartlett D. Gross motor function classification system: impact and utility. Developmental medicine and child neurology. 2004;46(1):60-5.
Huang C-Y, Tseng M-H, Chen K-L, Shieh J-Y, Lu L. Determinants of school activity performance in children with cerebral palsy: A multidimensional approach using the ICF-CY as a framework. Research in developmental disabilities. 2013;34(11):4025-33.
Østensjø S, Carlberg EB, Vøllestad NK. Everyday functioning in young children with cerebral palsy: functional skills, caregiver assistance, and modifications of the environment. Developmental medicine and child neurology. 2003;45(9):603-12.
Allegretti ALC, Mancini MC, Schwartzman JS. Estudo do desempenho funcional de crianças com paralisia cerebral diparética espástica utilizando o pediatric evaluation of disability inventory (PEDI). Temas desenvolv. 2002;11(64):5-11.
Kwon TG, Yi S-H, Kim TW, Chang HJ, Kwon J-Y. Relationship between gross motor function and daily functional skill in children with cerebral palsy. Annals of rehabilitation medicine. 2013;37(1):41-9.
Brandão M, Ocarino JM, Bueno KMP, Mancini MC. Hand Use at Home and in Clinical Settings by Children with Cerebral Palsy: A Qualitative Study. Occupational therapy international. 2015;22(1):43-50.
Bartlett DJ, Palisano RJ. Physical therapists' perceptions of factors influencing the acquisition of motor abilities of children with cerebral palsy: implications for clinical reasoning. Physical therapy. 2002;82(3):237-48.
Lepage C, Noreau L, Bernard P-M. Association between characteristics of locomotion and accomplishment of life habits in children with cerebral palsy. Physical therapy. 1998;78(5):458-69.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.