Incubadora educacional: agregando tecnologias à prática do cuidado no ambiente de trabalho hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583432729Palavras-chave:
Enfermagem, Aprendizagem, Inovações TecnológicasResumo
Objetivou-se conhecer as contribuições da Incubadora Educacional na perspectiva de novos colaboradores de enfermagem que participaram do processo de capacitação no ambiente de trabalho hospitalar. Métodos: pesquisa qualitativa, com 35 novos colaboradores sendo técnicos de enfermagem e enfermeiros, no período de julho de 2015 a julho de 2016, em um hospital de ensino da região sul do Brasil. A leitura dos dados foi realizada na perspectiva de Bardin. Resultados: Os colaboradores consideraram a incubadora educacional como adequada quanto a duração, conteúdo e método de ensino. Destacaram-se os núcleos temáticos: “A incubadora educacional como um processo de reciclagem” e “A integração entre teoria e prática no processo de aprendizagem”. Conclusão: A Incubadora Educacional contribuiu de forma positiva no processo de capacitação dos novos colaboradores. Possibilitou um espaço de argumentações e reflexões sobre as práticas cotidianas da instituição envolvida e a participação ativa dos profissionais na busca por mudanças positivas na assistência.
Downloads
Referências
Salvador PTC, Rodrigues CCF , Lima KYN, Alves KYA , Santos VEP. Uso e desenvolvimento de tecnologias para o ensino apresentados em pesquisas de enfermagem. Rev Rene. 2015 maio-jun; 16(3):442-50.
. Cecagno D, Siqueira HCH, Calvetti A, Castro QL, Erdmann AL. Incubadora de aprendizagem na enfermagem: inovação no ensino do cuidado. Rev. Bras. Enferm. 2009 maio-jun; 62(3):463-6.
Gonçalves MFC, Andrade LS. Ensinar e aprender saúde: processos de aprendizagem e o uso da tecnologia. Sal.&Transf. Soc. 2016; 7(2):1-10.
Backes DS, Obem MK, Pereira SB, Gomes CA, Backes MTS, Erdmann AL. Incubadora de Aprendizagem: ferramenta indutora do empreendedorismo na Enfermagem. Rev. Bras. Enferm. 2015; 68(6):1103-08.
Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União, Brasília, 13 jun. 2013, p.59.
Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70; 2011.
Jesus MCP, Figueiredo MAG, Santos SMR, Amaral AMM, Rocha LO, Thiollent MJM. Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário. Rev. esc. enferm. USP. 2011 Oct;45(5):1229-36.
Miccas FL, Batista SHSS. Educação permanente em saúde: metassíntese. Rev. Saúde Pública. 2014; 48(1):170-185.
Barbosa NCT, Cordeiro CB. The permanent education in health: an analysis of intervention projects submitted by managers of health during the participation of the course of micropolitical (ead): prior note. Journal of Nursing UFPE. 2016; 10(5):1895-1898.
Giovana Ely Flores GE, Oliveira DLL, Zocche DAA. Educação permanente no contexto hospitalar: a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro. 2016; 14(2):487-504.
Salum NC, Prado ML. Continuing education in the development of competences in nurses.Texto Contexto Enferm. 2014; 23(2):301-8.
Mello AL, Backes DS, Terra MG, Rangel RF, Nietsche EA, Salbego C. (Re) pensando a educação permanente com base em novas metodologias de intervenção em saúde. Revista Cubana de Enfermería. 2017; 33(3).
Lubejko BG. Developing a Program Evaluation Plan: Options and Opportunities.J Contin. Educ. Nurs. 2016; 47(9):388–389.
Pereira FM, Barbosa VBA, Vernasque JRS. Continuing education experience for auxiliary nurses as a management strategy. REME Rev Min Enferm. 2014; 18(1):228-35.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.