<b> PARASITOS GASTROINTESTINAIS E SANGUÍNEOS EM CÃES. RISCO PARA ADOÇÃO? </b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658343248Resumo
Procurou-se verificar a prevalência de parasitos intestinais e teciduais e estabelecer relação com zoonoses parasitárias por ocasião da adoção de cães errantes. Assim, coletou-se amostras de fezes e soro de 20 cães errantes sem prévio tratamento anti-parasitário, provenientes de cidades da região da Campanha do Rio Grande do Sul entre novembro a dezembro de 2007. Nas fezes foram encontrados ovos deAncylostoma sp. em todas as amostras (20/20) e 15% (3/20) de Trichuris sp. Coproantígenos de Echinococcus granulosus foram observados em 25% (5/20) das fezes e a imunofluorescência revelou 55% (11/20) de prevalência paraT. gondii e 30% (6/20) de N. caninum. Não foram encontrados cistos de Giardiasp. Concluiu-se que o ambiente endêmico permite a fácil contaminação com nematódeos e a ingestão de carne crua seria um importante agente de infecção com E. granulosus, T. gondii e N. caninume sugere-se que as pessoas encarregadas da adoção estabeleçam tratamentos eficazes contra todos os parasitos que possam infringir danos a saúde humana
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.