Risco de zoonose por parasitos do trato digestório de jundiás (rhamdia quellen) coletados em reservatório de água da região central do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658342316Palavras-chave:
Jundiá; Anisaquíase; Contracaecum; Zoonose.Resumo
A zoonose causada por larvas da família Anisakidae, através da ingestão de carne crua de peixes, pode trazer alterações patológicas no Sistema Digestório. Desta maneira, cinqüenta e três peixes jundiá (Rhamdia quelen) foram coletados do Reservatório Costa e Silva, utilizado para captação de água para abastecimento da cidade de Santa Maria (RS), entre setembro de 2005 e agosto de 2006. Dentre esses peixes, foi observada infecção por parasitos gastrintestinais em 41 indivíduos (77,35%), havendo classificação dos parasitos como pertencentes à família Anisakidae, e 1 indivíduo como do gênero Contracaecum. A análise dos dados justifica a importância no controle sanitário de pescados de modo a evitar riscos aos seres humanos.Downloads
Referências
Amato Neto, V; Amato, JGP; Amato, VS. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, v.49, n.4, p. 261-262.
. Atias A. Parasitologia Clinica. 3ª ed. Santiago de Chile: Mediterrâneo, 1999. 618p.
. Eiras JC; Takemoto RM; Pavanelli GC. Métodos de estudos e técnicas laboratoriais em parasitologia de peixes. Maringá: Editora UEM, 2002.305p.
Berenguer JG. Manual de Parasitologia: morfologia e biologia dos parasitos de interesse sanitário. Chapecó: Argos, 2006. 602p.
Mehlhorn, H; Piekarski, G. Grundriß der Parasitenkunde, 6 ed. Heidelberg: Spektrum, 2002.515p.
Nieuwenhuizen, N. et al. Exposure to the fish parasite Anisakis causes allergic airway hypereactivity and dermatitis. Journal of Allergy and Clinical Immunology, v.117, p.10981105, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.