Risco de zoonose por parasitos do trato digestório de jundiás (rhamdia quellen) coletados em reservatório de água da região central do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/223658342316

Palavras-chave:

Jundiá; Anisaquíase; Contracaecum; Zoonose.

Resumo

A zoonose causada por larvas da família Anisakidae, através da ingestão de carne crua de peixes, pode trazer alterações patológicas no Sistema Digestório. Desta maneira, cinqüenta e três peixes jundiá (Rhamdia quelen) foram coletados do Reservatório Costa e Silva, utilizado para captação de água para abastecimento da cidade de Santa Maria (RS), entre setembro de 2005 e agosto de 2006. Dentre esses peixes, foi observada infecção por parasitos gastrintestinais em 41 indivíduos (77,35%), havendo classificação dos parasitos como pertencentes à família Anisakidae, e 1 indivíduo como do gênero Contracaecum. A análise dos dados justifica a importância no controle sanitário de pescados de modo a evitar riscos aos seres humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Luiz De La Rue, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (1985) e doutorado em Microbiologia Clínica pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1996). Realizou Pós-Doutorado pela Universidade Hohenheim, na Alemanha entre 2002 e 2003. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria. Revisor das revistas Ciência Rural, Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Acta Tropica, Parasitology Research. Tem experiência na área Parasitologia e de Imunologia, com ênfase em epidemiologia e imunologia aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Echinococcus granulosus, cães, epidemiologia, equinococose cística e controle biológico de parasitas por Duddingtonia flagrans.

Lilian Varini Ceolin, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) -2008. Residente em Área Profissional da Saúde, Medicina Veterinária, no Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (DMVP) da UFSM - 2011 a 2013 (não finalizado). Mestre em Ambiente e Sustentabilidade pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)- 2019. RT na empresa Agrogen S.A. Agroindustrial na área de avós de perus e incubatório de matrizes de perus -2009 a 2010. Extensionista Rural na Empresa EMATER/RS- Ascar desde 2013. Instrutora nos cursos de Qualidade do Leite e Bovinocultura de Leite no Centro de Treinamento de Nova Petrópolis- CETANP. Membro do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Turismo de São Francisco de Paula gestão 2019/2020.

Carina de Castro Gabriel Tomalok, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria(2008), especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC(2016) e especialização em Engenharia da Produção pela Universidade do Oeste de Santa Catarina(2012). 

Bernardo Baldisserotto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1983), mestrado (1987) e doutorado (1991) em Fisiologia Geral pela Universidade de São Paulo, pós-doutorado na MacMaster University, Canadá. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Fisiologia e Farmacologia aplicada à Aquicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: jundiá, qualidade da água, osmorregulação, crescimento e uso de óleos essenciais como anestésicos e para promotores do crescimento em animais aquáticos e tratamento de doenças e parasitoses em peixes.

Alexssandro Geferson Becker, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Bacharel em Ciências Biológicas (Universidade Federal de Santa Maria; UFSM/2005), Mestre em Biodiversidade Animal (UFSM/2008), Doutor em Zootecnia - Produção Animal (UFSM/2011) e Pós-Doutorado em Biodiversidade Animal (UFSM/2013), na modalidade PDJ/CNPq. Entre os anos de 2013 e 2017 realizou Pós-doutorado no Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve, em Faro, Portugal, primeiramente com bolsa do Programa Ciência Sem Fronteiras/CNPq e em seguida foi bolsista da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de Portugal. Entre os meses de janeiro a julho de 2018 realizou Pós-doutorado em Fisiologia (PNPD/CAPES), na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência nas áreas de Fisiologia, Bioquímica e Biologia Molecular com aplicações na Aquicultura, principalmente nos seguintes organismos modelo: peixes e camarões.

Francis de Mattos Almeida, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2003) e mestrado em Aquicultura pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2006). 

Joaber Pereira Junior, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Bacharel e Licenciado (Pleno) em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975) e doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (1998). É Professor colaborador da Universidade Federal de Pelotas e Professor Associado IV (Aposentado) da Universidade Federal do Rio Grande. Profesosr Colaborador com contrato de voluntário no Instituto de Oceanografia da FURG junto ao Programa de Pós-graduação em Aquicultura. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Helmintologia, atuando principalmente nos seguintes temas: parasitos de peixes, aqüicultura, biologia de parasitos, ecologia de parasitos. Pesquisador do CNPq.

Referências

­ Amato Neto, V; Amato, JGP; Amato, VS. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, v.49, n.4, p. 261­-262.

­. Atias A. Parasitologia Clinica. 3ª ed. Santiago de Chile: Mediterrâneo, 1999. 618p.

­. Eiras JC; Takemoto RM; Pavanelli GC. Métodos de estudos e técnicas laboratoriais em parasitologia de peixes. Maringá: Editora UEM, 2002.305p.

­ Berenguer JG. Manual de Parasitologia: morfologia e biologia dos parasitos de interesse sanitário. Chapecó: Argos, 2006. 602p.

­ Mehlhorn, H; Piekarski, G. Grundriß der Parasitenkunde, 6 ed. Heidelberg: Spektrum, 2002.515p.

­ Nieuwenhuizen, N. et al. Exposure to the fish parasite Anisakis causes allergic airway hypereactivity and dermatitis. Journal of Allergy and Clinical Immunology, v.117, p.1098­1105, 2006.

Downloads

Publicado

2011-06-27

Como Citar

De La Rue, M. L., Ceolin, L. V., Tomalok, C. de C. G., Baldisserotto, B., Becker, A. G., Almeida, F. de M., & Pereira Junior, J. (2011). Risco de zoonose por parasitos do trato digestório de jundiás (rhamdia quellen) coletados em reservatório de água da região central do Rio Grande do Sul. Saúde (Santa Maria), 36(2), 79–81. https://doi.org/10.5902/223658342316

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)