Avaliação de propagandas de alimentos com alegação funcional disponibilizadas em sites brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583431901

Palavras-chave:

Alimentos funcionais, ANVISA, propaganda, comércio eletrônico

Resumo

Alimentos com alegação funcional ou de saúde fazem parte de uma nova concepção de alimentos, atraindo a atenção de consumidores assim como do comércio eletrônico brasileiro. Como estratégia de marketing, alguns sites de venda reproduzem falsas alegações, distanciando-se das alegações estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Este trabalho teve como objetivo avaliar anúncios de alimentos funcionais divulgados em sites de vendas brasileiros e sua conformidade com as legislações brasileiras referentes à rotulagem e alegações estabelecidas pela ANVISA. Coletaram-se dados de 117 propagandas de produtos comercializados em 64 sites de vendas online brasileiros no período março a junho de 2017. 24% das propagandas mostraram-se consonantes com as alegações estabelecidas pela ANVISA, enquanto 76% apresentaram um ou mais tipos de inconformidade. 80% não apresentaram advertências exigidas para requisitos específicos e 49,7% não dispunha de tabela nutricional. Tal perfil de anúncios demonstra uma necessidade de monitoramento efetivo dos veículos de comercialização.

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Biografia do Autor

Francisco Lopes da Silva Filho, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI

graduando em bacharelado em farmácia departamento de farmácia - UFPI

 

Tainara Melo Lira, universidade federal do piauí

graduando em bacharelado em farmácia

departamento de farmácia - UFPI

Lara Polyana Silva Ramos, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI

graduando em bacharelado em farmácia departamento de farmácia - UFPI

Nicolle Luz Martins Rocha, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI

graduando em bacharelado em farmácia departamento de farmácia - UFPI

Jôslanne dos Santos Soares, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI

graduando em bacharelado em farmácia departamento de farmácia - UFPI

Mateus Flóro da Silva Costa, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI

graduando em bacharelado em farmácia departamento de farmácia - UFPI

Alessandra Braga Ribeiro, Docente do Curso de Farmácia e da Pós-Graduação em Ciência de Materiais da Universidade Federal do Piauí

Fornada em Farmácia Industrial 2003, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil.

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Publicado

2018-08-25

Como Citar

Silva Filho, F. L. da, Lira, T. M., Ramos, L. P. S., Rocha, N. L. M., Soares, J. dos S., Costa, M. F. da S., & Ribeiro, A. B. (2018). Avaliação de propagandas de alimentos com alegação funcional disponibilizadas em sites brasileiros. Saúde (Santa Maria), 44(2). https://doi.org/10.5902/2236583431901