Avaliação de propagandas de alimentos com alegação funcional disponibilizadas em sites brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583431901Palavras-chave:
Alimentos funcionais, ANVISA, propaganda, comércio eletrônicoResumo
Alimentos com alegação funcional ou de saúde fazem parte de uma nova concepção de alimentos, atraindo a atenção de consumidores assim como do comércio eletrônico brasileiro. Como estratégia de marketing, alguns sites de venda reproduzem falsas alegações, distanciando-se das alegações estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Este trabalho teve como objetivo avaliar anúncios de alimentos funcionais divulgados em sites de vendas brasileiros e sua conformidade com as legislações brasileiras referentes à rotulagem e alegações estabelecidas pela ANVISA. Coletaram-se dados de 117 propagandas de produtos comercializados em 64 sites de vendas online brasileiros no período março a junho de 2017. 24% das propagandas mostraram-se consonantes com as alegações estabelecidas pela ANVISA, enquanto 76% apresentaram um ou mais tipos de inconformidade. 80% não apresentaram advertências exigidas para requisitos específicos e 49,7% não dispunha de tabela nutricional. Tal perfil de anúncios demonstra uma necessidade de monitoramento efetivo dos veículos de comercialização.
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