Prevalência de infecções sexualmente transmissíveis em mulheres privadas de liberdade
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583431848Palavras-chave:
Infecções sexualmente transmissíveis, Saúde da mulher, VulnerabilidadeResumo
O objetivo de verificar a prevalência de IST em mulheres privadas de liberdade, em Santarém, Pará. A amostra constitui-se de 65 prontuários. De acordo com os resultados obtidos, 40% das mulheres vivem em união estável; 45% têm ensino fundamental incompleto; 35% estão entre 18 e 24 anos. Quanto à realização de exames para o diagnóstico de IST, 55% nunca realizou e 36% apresenta registro de um ou mais exames realizados. Desses, em 04 dos prontuários analisados haviam registros do diagnóstico de IST: 2 por sífilis, 1 por gonorreia e 1 por HIV. Os dados revelam que a prevalência de IST entre mulheres privadas de liberdade em Santarém, Pará é relevante e deve ser tratada com atenção e cautela, ressaltando que desenvolver ações preventivas, para identificação do diagnóstico e tratamento de forma planejada e integrada é essencial no contexto do sistema penitenciário brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.