<b>ATENDIMENTOS ODONTOLÓGICOS NO SETOR DE HEMATO-ONCOLOGIA DO HUSM: ESTUDO OBSERVACIONAL RETROSPECTIVO</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658342706Resumo
Pacientes em terapia anti-neoplásica podem sofrer com os efeitos adversos do tratamento. Entre estes, as manifestações bucais podem tornar-se muito incômodas necessitando de atenção especial. Objetivo: Analisar os registros de paciente odontológicos do setor da hemato-oncologia do HUSM (Hospital Universitário de Santa Maria), para verificar os tipos e as prevalências dos procedimentos realizados e das patologias encontradas, bem como traçar um perfil dos pacientes tratados nesse período de tempo. Metodologia: O estudo caracterizou-se por ser retrospectivo. Do n(521), foram selecionados 183 registros odontológicos (anotações diárias de atendimento em um caderno) corretamente preenchidos de onde os dados foram coletados e submetidos a uma analise estatística exploratória descritiva. Resultados: A amostra foi constituída por 60% de pacientes do gênero masculino e 40% do gênero feminino. Foram atendidos no projeto pacientes de todas as idades. As idades mais freqüentes ficaram na faixa etária de dez a vinte anos (28,41%). Os procedimentos odontológicos realizados com maior frequência foram: exame clínico (19,1%) seguido de restauração com resina composta (11,9%), anamnese (10,2%) e exodontias (8,7%). As patologias que mais acometem os pacientes atendidos se encontram, na maior porcentagem, por leucemia linfocítica aguda (22%) seguida por leucemia mielóide aguda (11%). Conclusão: A predominância dos atendimentos em relação ao gênero foi o masculino, a faixa etária predominante foi dos 10 aos vinte anos, os tratamentos executados foram em sua maioria terapêuticos e observou-se uma melhora na padronização dos dados a partir de 2004
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.