Manifestações bucais e infecções oportunistas em pacientes HIV positivos no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) - RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658346453Resumo
As manifestações bucais de infecção pelo HIV, às vezes, são o primeiro sinal do distúrbio e, frequentemente, indicam a progressão para o desenvolvimento da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS); assim, constata-se a importância para profissionais da área da saúde (médicos e dentistas) terem um adequado conhecimento dessas lesões. O objetivo desta pesquisa foi analisar a prevalência de lesões bucais e infecções oportunistas em pacientes HIV positivos atendidos no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) - RS. Realizou-se um estudo transversal a partir da revisãode prontuários médicos de pacientes entre 1990 e 2002. Os resultados foram os seguintes: dos 130 prontuários, 70 eram dos sexo M e 60 do sexo F. A faixa estária mais prevalente foi dos 21 aos 30 anos de idade. A vida de transmissão mais encontrada foi a heterossexual. As manifestações bucais mais comuns foram a candidíase oral, herpes zoster, herpes simples, linfomas, leucoplasia pilosa, sarcoma de kaposi, guma e petéquias. Dentre as infecções oportunistas, as mais comuns foram a candidíase oral, tuberculose, Pneumonia por Pnemocystis carinii, toxoplasmose e hepatite. Diante desses dados, ressalta-se a importãncia do cirurgião-dentista em uma equipe multidisciplinar como membro atuante e efetivo no diagnóstico e tratamento de pacientes HIV³.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.