Percepção de puérperas sobre a educação em saúde como dispositivo de incentivo ao parto normal
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583424054Palavras-chave:
Cuidado Pré-Natal, Educação em Saúde, Parto NormalResumo
Objetivo: Analisar a percepção de puérperas sobre ações educativas desenvolvidas durante o pré-natal para o incentivo ao parto normal. Metodologia: Estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com 14 puérperas cadastradas numa unidade básica de saúde do município de Floriano-PI. A coleta de dados ocorreu em novembro de 2015, por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados pela técnica de conteúdo categorial temática. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí. Resultados: Das 14 entrevistadas, seis participaram de atividades educativas durante o pré-natal, sendo o enfermeiro o profissional mais citado na realização das mesmas. Ademais, as mesmas consideraram ser importante a realização de tais ações, tendo em vista os anseios e dúvidas sobre o parto. Considerações finais: A preparação para o parto normal por meio de ações educativas proporciona confiança à gestante, sendo necessária a capacitação permanente dos profissionais envolvidos, especialmente do enfermeiro.
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