Indicadores de saúde em escolares: uma análise do estado nutricional e aptidão física relacionada à saúde

Autores

  • Monalisa da Silva Reis Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Girlana Oliveira Tavares Amud Centro Universitário do Norte, Manaus, AM
  • Samuel de Souza Soares Centro Universitário do Norte, Manaus, AM
  • Charles Darwin Costa da Silva Centro Universitário do Norte, Manaus, AM
  • Lionela da Silva Corrêa Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583421734

Palavras-chave:

Aptidão Física, Saúde, Escolares, Indicador de saúde

Resumo

A aptidão física vem sendo estudada, nas ultimas décadas, por dois essenciais aspectos: aptidão relacionada à saúde (ApFRS) e a aptidão relacionada ao desempenho motor (ApFDM), a aptidão física pode der definida como a capacidade de executar com energia e vigor atividade física sem excesso de fadiga. Descrever e comparar os indicadores de saúde em escolares: estado nutricional e aptidão física relacionada à saúde por sexo. Participaram do estudo 100 adolescentes com idade entre 11 a 14 anos. O istrumento utilizado foi a bateria de teste e medida proesp-br contendo 4 itens: Flexibilidade; Resistencia muscular; Aptidão cardiorrespiratoria e indice de massa corporal (massa/altura2). Os dados foram tabulados e analisados no SPSS versão 20.0 for Windows, verificando a normalidade por meior do teste kolmogorov-Smirnov, foi realizado estatistica descritiva com média e desvio-padrão e teste t de student para amostra independete para comparação entre sexo. Ao comparar a aptidão entre sexos houve diferença significativa no teste de flexibilidade (p=0,10) e resistência muscular (p=0,16),  ao verificar os resultados de acordo com os criterios estabelecidos pelo proesp-br tanto meninos quanto meninas apresentaram niveis insatisfátorio nos teste de resistência muscular (94,4% meninos e 86,2% meninas) e aptidão cardiorrespirátoria (40,8% meninos e 58,6% meninas). Conclui-se que aptidão física em grande parte, encontra-se abaixo dos niveis esperados. Tornando cada vez mais importante a implementação de intervenções buscando melhorar a qualidade de vida e prevenir possiveis doenças crônico-degenerativas.

Palavra-chaves: Aptidão Física; Saúde; Escolares; Indicador de saúde.

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Biografia do Autor

Monalisa da Silva Reis, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Mestranda em Ciências do Movimento Humano

 

Girlana Oliveira Tavares Amud, Centro Universitário do Norte, Manaus, AM

Licenciado em Educação Física

Samuel de Souza Soares, Centro Universitário do Norte, Manaus, AM

Licenciado em Educação Fíisca

Charles Darwin Costa da Silva, Centro Universitário do Norte, Manaus, AM

Licenciado em Educação Fíisca

Lionela da Silva Corrêa, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

Mestre em Ciências da Saúde

Referências

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Publicado

2018-04-18

Como Citar

Reis, M. da S., Amud, G. O. T., Soares, S. de S., Silva, C. D. C. da, & Corrêa, L. da S. (2018). Indicadores de saúde em escolares: uma análise do estado nutricional e aptidão física relacionada à saúde. Saúde (Santa Maria), 44(1). https://doi.org/10.5902/2236583421734

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