PROCESSO DE ENFERMAGEM: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO SOB A ÓTICA DE ENFERMEIROS

Autores

  • Liliane Ribeiro Trindade Universidade Federal do Pampa
  • Anali Martegani Ferreira Universidade Federal do Pampa
  • Andressa da Silveira Universidade Federal do Pampa
  • Elisiane do Nascimento da Rocha Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583419805

Resumo

A utilização do Processo de Enfermagem (PE), na prática assistencial, constitui-se em importante método de organização do trabalho de enfermagem, pois permite organizar e planejar as ações de enfermagem a partir da tomada de decisão do enfermeiro. Objetivou-se conhecer os desafios enfrentados por enfermeiros para implementação do PE e possíveis estratégias para sua implementação. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em um hospital geral da fronteira oeste do RS, Brasil, no segundo semestre de 2013. A população foi composta por enfermeiros assistenciais atuantes na instituição em estudo. Os resultados deste estudo apontaram duas categorias denominadas Desafios enfrentados para a utilização do PE: no ensino e na prática profissional; e Estratégias para implementação do PE. Conclui-se que os enfermeiros compreendem o PE como um método científico e estratégico para qualificação da prática assistencial. Reconhecem que sua utilização na prática contribui para a autonomia e valorização da profissão.

Descritores: Processos de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Ribeiro Trindade, Universidade Federal do Pampa

Enfermeira Graduada pela Universidade Federal do Pampa

Anali Martegani Ferreira, Universidade Federal do Pampa

Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Pampa. Uruguaiana, RS, Brasil.

Andressa da Silveira, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2008). Especialista em Saúde Coletiva pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2010). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2012). Foi bolsista REUNI no período de 2010/2011. Membro dos Grupo de Pesquisa: "Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade" (PEFAS) desde 2008. Membro e Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Enfermagem da Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul (GEPEnf FORS) desde 2012. Coordenoradora do Programa de Extensão Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC/2012-2013). Tutora do Programa de Educação Tutorial PET Saúde Redes de Atenção (2013). Membro da Comissão de Assistência da Sociedade Brasileira de Enfermagem Pediátrica (SOBEP) desde 2012. Membro da Comissão de Ensino da Universidade Federal do Pampa. Professora Assistente I do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Trabalha com as temáticas de: educação em saúde, família, enfermagem pediátrica e gerenciamento do cuidado.

Elisiane do Nascimento da Rocha, Universidade Federal do Pampa

Residente do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (RIMS) do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Trindade, L. R., Ferreira, A. M., Silveira, A. da, & Rocha, E. do N. da. (2016). PROCESSO DE ENFERMAGEM: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO SOB A ÓTICA DE ENFERMEIROS. Saúde (Santa Maria), 42(1), 75–82. https://doi.org/10.5902/2236583419805

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)