PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ESCOLARES DO SUL DO BRASIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Andressa da Silveira Universidade Federal do Pampa
  • Mariana Abreu Pessano Universidade Federal do Pampa
  • Rafael Rodrigues Ferreira Universidade Federal do Pampa
  • Thaynara Pejes Zamarchi Universidade Federal do Pampa
  • Raqueli Altamiranda Bittencourt Secretaria Municipal de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583415857

Resumo

O estudo objetiva relatar a experiência de discentes dos cursos de enfermagem e farmácia no projeto de extensão “Promoção em saúde na escola: interfaces com a educação em saúde no município de Uruguaiana-RS”, acerca das atividades de educação em saúde, realizadas no primeiro semestre de 2014. Trata-se de um relato de experiência sobre os encontros desenvolvidos com crianças/adolescentes de uma escola pública de um município da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Nos encontros abordaram-se temáticas sobre educação em saúde, riscos do uso indiscriminado e inadequado de piercing e tatuagens e ainda, higiene bucal. Conclui-se que o trabalho direcionado aos escolares promove a troca de conhecimentos, esclarece dúvidas, além de atuar na prevenção de doenças e agravos.

 

Descritores: Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Escolas; Equipe Interdisciplinar de Saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa da Silveira, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2008). Especialista em Saúde Coletiva pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2010). Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2012). Foi bolsista REUNI no período de 2010/2011. Membro dos Grupo de Pesquisa: "Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade" (PEFAS) desde 2008. Membro e Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Enfermagem da Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul (GEPEnf FORS) desde 2012. Coordenoradora do Programa de Extensão Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC/2012-2013). Tutora do Programa de Educação Tutorial PET Saúde Redes de Atenção (2013). Membro da Comissão de Assistência da Sociedade Brasileira de Enfermagem Pediátrica (SOBEP) desde 2012. Membro da Comissão de Ensino da Universidade Federal do Pampa. Professora Assistente I do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Trabalha com as temáticas de: educação em saúde, família, enfermagem pediátrica e gerenciamento do cuidado.

Mariana Abreu Pessano, Universidade Federal do Pampa

Graduanda, Curso de Enfermagem, Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA. Uruguaiana RS, Brasil.

Rafael Rodrigues Ferreira, Universidade Federal do Pampa

Graduando, Curso de Enfermagem, Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA. Uruguaiana RS, Brasil.

Thaynara Pejes Zamarchi, Universidade Federal do Pampa

Graduanda, Curso de Farmácia, Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA. Uruguaiana, RS, Brasil.

Raqueli Altamiranda Bittencourt, Secretaria Municipal de Saúde

Farmacêutica Bioquímica – Mestre em Saúde Pública, Prefeitura Municipal de Uruguaiana, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-23

Como Citar

Silveira, A. da, Pessano, M. A., Ferreira, R. R., Zamarchi, T. P., & Bittencourt, R. A. (2015). PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ESCOLARES DO SUL DO BRASIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Saúde (Santa Maria), 41(2), 115–120. https://doi.org/10.5902/2236583415857

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)