PREVALÊNCIA DOS MICRORGANISMOS ISOLADOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583411908Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/2236583411908
Resumo: O presente trabalho apresenta o perfil etiológico e de sensibilidade dos microrganismos isolados dos pacientes atendidos nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica do Hospital Universitário de Santa Maria. Os materiais mais frequentemente enviados ao laboratório foram: hemoculturas (55,10%), swab anais (23,82%) e lavados de cânula (9,72%). A maior positividade quanto ao crescimento de microrganismos ocorreu nas amostras de swab anal (79,59%) e swab ocular (60,00%). Os microrganismos mais isolados foram Staphylococcus spp. e Candida spp. Um montante significativo de amostras apresentou resistência aos antimicrobianos testados. Na família Staphylococcaceae, 97% foram cepas produtoras de β-lactamase, 78,26% foram resistentes à oxacilina e 69,56% foram resistentes à eritromicina. Na família Enterobacteriaceae, 72,72% foram resistentes à ampicilina e tobramicina, 63,63% foram resistentes à gentamicina e 27,27% cepas foram produtoras de ESBL. Com base nesses dados é possível adotar medidas para a eleição da correta terapia antimicrobiana e o uso racional de fármacos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.