Sobre a Revista
Foco e Escopo
Como revista científica do “Núcleo de Estudos Botânicos Balduíno Rambo”, vinculado ao Departamento de Ciências Florestais da UFSM, Balduinia visa contribuir para a Botânica sul-brasileira com publicações originais nas áreas de: Taxonomia, Anatomia, Florística, Fitogeografia, assim como História da Botânica e relatos de viajantes-naturalistas no sul do Brasil. A revista também publica textos inéditos de antigos botânicos, com vistas ao resgate da História da Botânica no sul do Brasil.
Processo de Avaliação pelos Pares
É utilizada a política do "double blind review".
Periodicidade
A revista possui periodicidade regular. Em média, publicam-se duas edições por ano.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona democratização mundial do conhecimento.
Indexação
BASES DE DADOS, DIRETÓRIOS E PORTAIS INTERNACIONAIS:
- DRJI: Directory of Research Journals Indexing
- Periódica: Indice de Revistas Latinoamericanas en Ciencias
- Latindex
- E-journals.org
- Dialnet
BASE DE DADOS, DIRETÓRIOS E PORTAIS NACIONAIS:
- Diadorim
- Sumários.org
Histórico do periódico
O periódico Balduinia foi concebido em 2004, inicialmente como “Boletim” do Herbário do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria, e seu primeiro número veio a lume em janeiro de 2005. A partir do terceiro número, por exigência de registro junto ao ISSN, o periódico passou à categoria de “Revista”.
O nome do periódico presta homenagem ao padre jesuíta gaúcho Balduíno Rambo, um dos mais importantes botânicos e fitogeógrafos brasileiros do século vinte. Desde o início, o objetivo de Balduinia segue o mesmo (explicitados na contracapa de seu primeiro número): “Contribuir para o conhecimento da flora sul-brasileira com publicações originais nas áreas de Taxonomia Vegetal, Florística e Anatomia da Madeira”.
Em setembro de 2012, a revista foi realocada na estrutura do Departamento de Ciências Florestais da UFSM, passando do “Herbário” para o “Núcleo de Estudos Botânicos Balduíno Rambo”, criado pelo Colegiado Departamental, a 13 de setembro de 2011 (Ata 04/11), como “grupo interinstitucional de pesquisadores que se dedicam ao estudo da flora, vegetação e fitogeografia sul-brasileira, em especial do Bioma Pampa”.