Uma poética da corporeidade: identidades múltiplas em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734867000Parole chiave:
corpo, corporeidade, identidades, ensino, fotografiaAbstract
Problematizar e implementar um processo de produção de imagens fotográficas que retratam o corpo de estudantes, enquanto estratégia artística e pedagógica para refletir sobre identidade e visão de mundo é o que constitui o cerne deste artigo. Inspirados pelo ensaio Born Nowhere, de Laís Pontes, e recorrendo às reflexões de Stuart Hall, Christine Greiner e Helena Katz, discutimos as relações sutis que perpassam as noções de corpo e identidade no cenário contemporâneo. O estudo tem por substrato etnográfico um projeto desenvolvido com um grupo de estudantes do 1° ano do ensino médio, em Fortaleza – CE.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BARBOSA. Raquel; MATOS. Paula; COTA. MARIA. Um olhar sobre o corpo: o corpo ontem e hoje, Psicol. Soc. vol.23 no.1 Florianópolis Jan./Apr. 2011.
FREITAS, N.K. Esquema corporal, imagem visual e representação do próprio corpo: questões teórico-conceituais, 2008.
GARDNER, Howard. Inteligência: um conceito reformulado. Tradução Adalgisa Campos da Silva. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LE BRETON, D. (2007). A sociologia do corpo (S. M. S. Fuhrmann, Trad., 2a ed.).
Petrópolis, RJ: Vozes. (Original publicado em 1992).
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2004.
OSÓRIO, L. C. Adolescente hoje. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
PONTES, Lais. Born Now here. 2011, fonte:http://www.laispontes.com/born-now-here/descri%C3%87%C3%83o-do-projeto/ (acessado em 02/06/2019).
VYGOSTSKY, L. El Art y la Imaginación en la Infancia. Madrid: Akal, 2003.
##submission.downloads##
Pubblicato
Versioni
- 2022-01-31 (2)
- 2021-12-27 (1)