Como saber o que nos importa pesquisar e escrever?

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734837791

Parole chiave:

Imagem, Escrita, Formação, Gambiarra

Abstract

O ensaio resulta de uma pesquisa sobre as potencialidades da escrita e da imagem em processos formativos. Abre-se no texto uma conversa sobre como sabemos o que nos importa efetivamente escrever e pesquisar. Através de um olhar para alguns processos formativos vividos pelo autor, procura-se evidenciar perguntas, desconfortos e inquietudes ainda não transformadas em argumentos sólidos, mas em rascunhos de pensamentos e sensações que se gestam. Defende-se no ensaio que a noção de gambiarra, quando incorporada à prática docente com a arte, permite um percurso desfocado de si e atento à alteridade que está viva no corpo, na escrita e na pesquisa. As palavras, que se tornaram possíveis com o suor de exercícios provocados em aulas, deslizam pela superfície do ensaio.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Leandro Belinaso, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Riferimenti bibliografici

BEI, Aline. O peso do pássaro morto. São Paulo: Nós, 2017.

BELINASO, Leandro. A (in)sustentabilidade da imagem. ExperimentArt, v.1, n.1, 2017.

BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita: a palavra plural. Tradução: Aurélio Guerra Neto. São Paulo: Escuta, 2001.

CONSEJO NOCTURNO. Un habitar más fuerte que la metrópoli. La Rioja, España: Pepitas de calabaza, 2018.

DERRIDA, Jacques. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar da hospitalidade. Tradução: Antonio Romane. Revisão técnica da tradução: Paulo Ottoni. São Paulo: Escuta, 2003.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso. A sala de aula em cena: imagem e narrativas. Leitura. Teoria & Prática, v. 31, p. 113-123, 2013.

KLUG, Alessandra. Aprendizagens nas cidades: itinerários de pesquisa de uma artista-professora. Projeto de Tese. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, 2019.

SILVEIRA, Eduardo; GUIMARÃES, Leandro Belinaso. Gambiarras inventivas de ambientes. In: HENNING, Paula; MUTZ, Andresa; VIEIRA, Virgínia. (Org.). Educações ambientais possíveis: ecos de Michel Foucault para pensar o presente. Curitiba: Appris, 2018.

##submission.downloads##

Pubblicato

2019-08-01

Come citare

Belinaso, L. (2019). Como saber o que nos importa pesquisar e escrever?. Revista Digital Do LAV, 12(2), 133–145. https://doi.org/10.5902/1983734837791