Geografias em deriva
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734830392Parole chiave:
Geografias em deriva, Oficinas como outros territórios em educação, Educação como invençãoAbstract
Caminhar e escrever é diferente de voar e ler. A lembrança nos trouxe assim uma frase de Walter Benjamin, enquanto pensávamos em tudo que já havíamos vivenciado até aqui. Reiniciamos as atividades do ano de 2017, no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Florianópolis (HCTP), pensando sobre caminhar e escrever, sobre o contato com o mundo através de uma experiência que envolve, necessariamente, uma superfície, um chão, um território. A proposta deste texto é apresentar as derivas do trabalho realizado no HCTP com os internos através das práticas desenvolvidas nas oficinas “Geografias em Deriva” vinculado ao trabalho anteriormente realizado por uma de nós intitulado Mapas, prisão e fugas: cartografias intensivas em educação.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANDARILHO. Direção de Cao Guimarães. Minas Gerais: Cinco em Ponto, 2006. (80 min.), 35 mm, color.
BARROS, Manoel de. Meu quintal é maior do que o mundo. Rio de Janeiro : Objetiva, 2015.
______. Livro das Ignorãças. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
LEMINSKI, Paulo. Toda poesia. São Paulo : Companhia das Letras, 2013.
ANTUNES, Arnaldo. Agora aqui ninguém precisa de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
CORRÊA, Guilherme. Oficina – novos territórios em educação. In: PEY, Maria Oly. Pedagogia Libertária: experiências hoje. Rio de Janeiro: Imaginário, 2000.
CRARY, Jonathan. 24/7 - Capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
DELEUZE, Gilles. A ilha deserta e outros textos. Trad. Coordenada por Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Iluminúras. 2006.
GODOY, Ana. Mìdia, imagens, espaço: Notas sobre uma poética e uma política como dramatizacao geográfica. In: Cazetta, V. e Oliveira Jr. W. (orgs.) Grafias de espaço: imagens da educação geográfica contemporânea. Campinas, SP: Alínea, 2013.
MASSCHELEIN, Jan. E-ducando o Olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 35-48, jan./jun. 2008.
PREVE, Ana Maria Hoepers. Cartografias intensivas: notas para uma educação em geografia. Revista Geografares, Vitória, n. 12, p. 50-75, jul. 2012.