Registos“Bio-Gráficos”: Uma aproximação ao conhecimento do aluno através do Livro-Objeto proposto por uma professora em construção.

Autori

  • Daniela Anico Gazimba Bacalhau

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734812899

Parole chiave:

Desenho, Diário Gráfico, Identidade, Auto conhecimento, Biografia

Abstract

O presente artigo propõe algumas reflexões acerca do papel do auto-conhecimentodo aluno, em contexto de ensino artístico, e de uma pedagogia orientada para avalorização das identidades individuais que consigam desafiar as práticasdominantes. Parece evidente que no atual contexto educativo muitas dessaspráticas tendem a ignorar totalmente o sujeito. Estas reflexões têm como pano de fundo a exploração de caminhos epropostas didáticas conducentes a uma prática gráfica regular no Diário Gráfico, nas escolas, recorrendoao aluno e ao seu patrimónioidentitário, para a definição do seu próprio registo bio-gráfico autoral.

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Biografia autore

Daniela Anico Gazimba Bacalhau

Licenciada em Artes Plásticas, Pintura (Universidade de Évora - Portugal) - 2001Mestre em Ciências da Educação “A criança em diferentes contextos educativos”. (Universidade de Évora - Portugal) - 2009Mestre em Ciências da Educação, "Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo e Secundário”. (Universidade de Évora - Portugal) - 2012

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Pubblicato

2014-03-21

Come citare

Bacalhau, D. A. G. (2014). Registos“Bio-Gráficos”: Uma aproximação ao conhecimento do aluno através do Livro-Objeto proposto por uma professora em construção. Revista Digital Do LAV, 7(1), 092–112. https://doi.org/10.5902/1983734812899