A dimensão relacional da arte do presente no presente do ensino da arte
DOI :
https://doi.org/10.5902/1983734829015Mots-clés :
Estética relacional, Arte do presente, Discursos sobre arte, Ensino da arteRésumé
Este artigo discute as ações-coletivas presentificadas no âmbito da arte tomadas como dispositivo da arte do agora; discorre também sobre como o cotidiano é manifesto nas proposições artísticas inseridas ou não nas abordagens do ensino da arte. O texto sinaliza para uma forma de produção estética que implica aproximar o sujeito com os novos enunciados acerca de si e da arte surgidos na contemporaneidade. A investigação recupera, portanto, alguns conceitos basilares para entendimento de tais questões, principalmente o de estética relacional, procurando estreitar a relação entre a experiência estética e dispositivos relacionais de arte, inserido e atualizado no contexto educacional.
Téléchargements
Références
AGAMBEN.Giorgio. O que é contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
AGAMBEN. Giorgio. O homem sem conteúdo. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2012.
AGAMBEN, Giorgio. Arqueologia da obra de arte. Princípios – Revista de filosofia. v.20, n. 34. 2013.
AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 1993.
BATTCOCK, Gregory (Org.). O Ato Criador. In: DUCHAMP, Marcel. A Arte Nova. São Paulo. Perspectiva, 2002.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins, 2009.
CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins, 2005.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
RANCIÈRE, Jacques. A Partilha do Sensível. São Paulo: EXO experimental org; Ed.34, 2005.