Cinema e incorporações: reflexões e possibilidades educativas

Autores

  • Rodrigo Ferrari
  • Monica Fantin

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734828785

Palavras-chave:

Educação, Cinema, Incorporações

Resumo

Neste artigo apresentamos uma pesquisa sobre as possibilidades de ampliar a compreensão da relação entre cinema e educação a partir dos fenômenos e mecanismos da percepção e da cognição numa dimensão corporal, que estamos denominando de incorporações. O objetivo é especificar novas possibilidades e discutir novos limites teóricos e didáticos do ensino aprendizagem do cinema através das incorporações. Para isso, realizamos um estudo teórico e uma pesquisa aplicada articulando a didática e o cinema em diálogo com a mídia-educação. Entre as considerações, identificamos uma trilha fértil de novas possibilidades para ensinar e aprender cinema, a partir do cruzamento dos pontos de vista cognitivo, estético, cultural, social e político considerando o corpo como sujeito da percepção e da cognição. 

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Biografia do Autor

Rodrigo Ferrari

Doutor em Educação pelo PPGE/UFSC, realiza pós-doutorado em Educaçao Física no PPGEF/UFSC. Licenciado e Mestre em Educação Física pela mesma universidade, é pesquisador do Observatório da Mídia Esportiva,  LABOMÍDIA/UFSC e do Núcleo Infância Comunicação Cultura e Arte, NICA, UFSC/CNPq.

Monica Fantin

Doutora em Educação com Pós-Doutorado em Estética, Professora Associada do Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância Comunicação Cultura de Arte, NICA/UFSC/CNPq.

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Publicado

2017-08-25

Como Citar

Ferrari, R., & Fantin, M. (2017). Cinema e incorporações: reflexões e possibilidades educativas. Revista Digital Do LAV, 10(2), 017–038. https://doi.org/10.5902/1983734828785