Ditos e não escritos sobre o mal-estar docente: a potência do ler e do escrever em ateliês de escrileituras

Auteurs-es

  • Carla Gonçalves Rodrigues Universidade Federal de Pelotas
  • Josimara Wikboldt Schwantz

DOI :

https://doi.org/10.5902/1983734823505

Mots-clés :

Educação, Escrileituras, Cartografia

Résumé

Trata-se de uma investigação qualitativa, que interroga sobre as causas e consequências do mal-estar docente na rede estadual de ensino de uma cidade do interior Sul do RS. Primeiramente, buscou por elementos sobre a temática através do exame bibliográfico na área da Saúde - mais especificamente da Psicologia - e na área da Educação. O segundo movimento visou fomentar os estudos relativos à metodologia cartográfica. Para a produção de dados, realizou pesquisa documental, utilizou entrevistas semiestruturadas e propôs atividades intervencionistas a partir de ateliês de escrileituras. Focaliza a escrita como exercício clínico, desde a Psicologia Institucional e a Filosofia da Diferença. Alguns resultados indicam a existência de uma cultura educacional de fuga do trabalho, borrando o que se denomina mal-estar docente. Entretanto, há causas e consequências apontadas que corroboram os achados de pesquisas anteriores. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Carla Gonçalves Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul.

Josimara Wikboldt Schwantz

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul

Références

BARTHES, R. Inéditos: v.1 teoria. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

BECKETT, S. Malone morre. São Paulo: Códex, 2004.

CORAZZA, S. M. Notas para pensar as Oficinas de Transcriação (OsT). In: HEUSER, E. M. (Org.). Caderno de Notas 1: projeto, notas & ressonâncias. Cuiabá: UFMT, 2011.

COSTA, L. B. Biografema como estratégia biográfica: escrever uma vida com Nietzsche, Deleuze, Barthes e Henry Miller. Tese (Doutorado em Educação). Programa de PósGraduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2010.

CORTÁZAR, J. Discurso do urso. São Paulo: Galerinha Record, 2009.

DELEUZE, G. Crítica e clínica. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 2011.

DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2013.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

DELEUZE, G.; PARNET, C. L’ Abécédaire de Gilles Deleuze (Entrevista com Gilles Deleuze). Editoração: Brasil, Ministério de Educação, “TV Escola”, Paris: Editions Montparnasse, 2001.

ESTEVE, J. M. Z. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. 3.ed. Bauru, SP: Edusc, 1999.

FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FONSECA, T. M. G.; KIRST, P. G. (Orgs.). Cartografias e devires: a construção do presente. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. 5.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

GUATTARI, F. Caosmose: um novo paradigma estético. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2012.

GUATTARI, F. Psicanálise e transversalidade: ensaios de análise institucional. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2004.

KAFKA, F. Um médico rural: pequenas narrativas. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

MÜLLER, D. Cuidado: a saúde da educação está em perigo. Publicação do coletivo estadual de saúde do CPERS/Sindicato, 2012.

NASCIMENTO, J. M. do; PINTO, L. A. Vidas minúsculas: cartografando viveres infantis. In: RODRIGUES, C. G. (Org.). Caderno de notas 5 Oficinas de escrileituras: arte, educação, filosofia Oficinas produzidas em 2011. Pelotas, RS: UFPel, 2013, p.197-206.

PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCOSSIA, L. da (Orgs.). Pistas do método cartográfico: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

PAULON, S. M.; ROMAGNOLI, R. C. Pesquisa-intervenção e cartografia: melindres e meandros metodológicos. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v.1, p.85-102, 2010.

ROLNIK, S. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade, 1989.

ROMAGNOLI, R. C. A cartografia e a relação pesquisa e vida. Psicologia e Sociedade, v.21, n.2, p.166-173, 2009.

SPINOZA, B. de. Ética demonstrada à maneira dos geômetras. São Paulo: Martin Claret, 2002.

VILLANI, A. La guêpe et l’orchidée: essai sur Gilles Deleuze. Paris: Belin, 1999.

Téléchargements

Publié-e

2016-08-17

Comment citer

Gonçalves Rodrigues, C., & Wikboldt Schwantz, J. (2016). Ditos e não escritos sobre o mal-estar docente: a potência do ler e do escrever em ateliês de escrileituras. Revista Digital Do LAV, 9(2), 028–044. https://doi.org/10.5902/1983734823505