O esperado e o inesperado: manifestações do público escolar diante da arte contemporânea

Autores

  • Sandra Regina Ramalho e Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734812696

Palavras-chave:

Arte na escola, Arte contemporânea, Leitura de imagens, Intertextualidade, Regime de acidente

Resumo

Neste texto apresentamos uma proposta de exposição de arte denominada Natureza-Viva, contendo elementos característicos da arte contemporânea, visando obter e analisar dados relacionados a três edições da mostra, realizadas nas cidades catarinenses de Canoinhas, Lages e Florianópolis. As manifestações dos visitantes – na maioria, alunos -, deixadas por escrito, foram organizadas em categorias para análise. Afirmações de autores sobre o tema foram corroboradas, mas o imprevisível trouxe pontos inesperados para reflexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Regina Ramalho e Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Atua na graduação e pós-graduação na UDESC, vinculada ao Departamento de Artes Viauais do Centro de Artes; é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com pós-doutorado na Université de Lille, França. Autora dos livros Imagem também se lê, Moda também é texto, Sentidos à mesa – saberes além dos sabores e Diante de uma imagem, foi Presidente da ANPAP (2007-2008).

Referências

ARCHER, Michael. Arte Contemporânea, uma História Concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BOURDIEU, Pierre & DARBEL, Alain. O Amor pela Arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Edusp, 2003.

COCCHIARALE, Fernando. Quem tem medo de arte contemporânea? Recife: Ed.

Massangana, 2007.

CZERMACH, Sandrieli Aparecida. Natureza Morta? Viva! Trabalho de Conclusão de Curso. Canoinhas. Universidade do Contestado/UnC. 2013.

DANTO, Arthur C. Após o fim da arte: a arte contemporânea e o os limites da história. São Paulo: Odysseus, 2006.

LANDOWSKI, Eric. Passions sans nom. Paris: PUF, 2005.

MARTINS, Mirian Celeste et al. Mediação: estudos iniciais de um conceito. In: _________. (Org.). Mediação: provocações estéticas. Universidade Estadual Paulista – Instituto de Artes, Pós-Graduação. São Paulo, v. 1, nº 1, out. 2005.

Downloads

Publicado

2014-03-21

Como Citar

Oliveira, S. R. R. e. (2014). O esperado e o inesperado: manifestações do público escolar diante da arte contemporânea. Revista Digital Do LAV, 7(1), 050–075. https://doi.org/10.5902/1983734812696