Chanacomchana também é bacana! Imprensa lésbica e suas pedagogias culturais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734843257

Palabras clave:

Lésbicas, ChanaComChana, Imagens.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar as pedagogias culturais presentes em charges, tirinhas e imagens presentes na Imprensa Lésbica brasileira da década de 1980, mais especificamente nos boletins ChanaComChana. Através da análise qualitativa do conteúdo e da leitura de imagens, presente neste artefato cultural, buscamos elucidar como o ChanaComChana serviu enquanto um espaço para construírem novos saberes e ressignificações acerca da performatividades lésbicas.

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Biografía del autor/a

Larissa Pinto Martins, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pampa (2018). Durante sua graduação participou enquanto bolsista do Programa de Extensão Experiências de Leitura, a formação do leitor (2017); bolsista do projeto História das mulheres e feminismo: um novo olhar sobre antigas perspectivas de gênero (2016); bolsista voluntaria do projeto AFROnteiras Negras UNIPAMPA (2017-2018) e colaboradora no acervo do Clube Social Negro 24 de Agosto (2017-2018). Atualmente é membro do Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Currículos, Identidades e Culturas (FURG), participando enquanto pesquisadora do Centro de Memoria LGBTI João Antônio Mascarenhas..Principais áreas de interesse: Educação; Gênero; Sexualidades e Movimentos Sociais.

Marcio Caetano, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Pós-doutor, com apoio do PNPD/CAPES, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) sob supervisão da Profa. Dra. Conceição Soares, coordenador do Centro de Memória LGBTI João Antônio Mascarenhas (UFPel/UFES). Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), orienta investigações desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Educação. Os seus temas de interesse são: 1. currículos e culturas; 2. masculinidade(s) e 3. população lésbica, gay, bissexual, travesti e transexual e 4. estudos decoloniais e subalternos.

Keith Daiani da Silva Braga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás com atuação no curso de Pedagogia. Possui graduação em Pedagogia (2009) com habilitação em educação infantil e gestão educacional pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista-UNESP, mestrado em Educação (2014) com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP no programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP. Doutora em Educação (2019), pelo mesmo programa e universidade. Realizou estágio no exterior (2017- 2018) na UACM-Universidad Autónoma de la Ciudad de México no Posgrado en Derechos Humanos, financiado pelo Programa Doutorado-Sanduíche no Exterior da CAPES. Desde o início de sua trajetória acadêmica é integrante do grupo de pesquisa NUDISE-Núcleo de Diversidade Sexual na Educação, e se interessa por temas relativos as vivências educativas de gênero e sexualidade nos tempos da infância, juventude e vida adulta no contexto das instituições educacionais.

Paulo Melgaço da Silva Junior, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas - UNIRIO

Doutor em Educação pela UFRJ (2014), mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF/UERJ (2008). Possui graduação em Desenho e Plástica pela Escola de Artes Plástica da FUMA (1989). Atua principalmente nos seguintes temas: currículo,cotidiano escola, educação fundamental, orientação sexual, sexualidades, masculinidades, artes e dança.

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Publicado

2020-07-27

Cómo citar

Martins, L. P., Caetano, M., Braga, K. D. da S., & da Silva Junior, P. M. (2020). Chanacomchana também é bacana! Imprensa lésbica e suas pedagogias culturais. Revista Digital Do LAV, 13(1), 050–075. https://doi.org/10.5902/1983734843257