Pesquisa – ficção – científica com cinema de desheróis
DOI:
https://doi.org/10.5902/198373482195Palabras clave:
Metodologia de pesquisa, Imagens, TestemunhoResumen
Neste artigo procuro apresentar alguns aspectos da metodologia de uma pesquisa de mestrado. Uma pesquisa científica em processo: primeiro, oferecer às crianças uma câmera filmadora. Depois, esperar pelas produções. Aliar-se à poesia, à filosofia, criar uma linguagem para dar nome aos acontecimentos. Cinema de desheróis inspira à invenção de uma metodologia científica de pesquisa com crianças que não procura conduzir a certos resultados, nem interpretar dados, mas fugir, criar, inventar sentidos com as imagens, e não aponta uma oposição, mas a possibilidade de ser diferente. Criar uma memória-ficção. Inventar uma pesquisa no ritmo dos movimentos que as imagens produzidas pelas crianças criam no “pesquisar científico”, como na relação pesquisadorpesquisado.
Descargas
Citas
ANDRADE, Elenise C. P. de; SPEGLICH, Érica. Imagens e cinema em dissoluções de reminiscências. Anais do V Seminário Memória, Ciência e Arte razão e sensibilidade na produção do conhecimento. Campinas, SP: Centro de Memória – Unicamp; Arte Escrita Editora, 2007.
CHAVES, Ernani. O trágico, o cômico e a “distância artística”: arte e conhecimento n’a Gaia Ciência, de Nietzsche. In: KRITERION, Belo Horizonte, n. 112, dez/2005, p. 273-282.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva. 1974, (Coleção Estudos).
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka. Por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1977.
GUATTARI, Félix. Revolução molecular. Pulsações políticas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1987.
Entrevista concedida a André Luís Barros, Disponível em:
http://www.secrel.com.br/jpoesia/barros04.html. Acesso em: 4/3/2008.
KASPER, Kátia Maria. Experimentações clownescas: os palhaços e a criação de possibilidades de vida. 2004. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
KASPER, Kátia Maria; LIMA, André Pietsch e GIROTTO, Nara Lúcia. Percepção Ambiental (Renga). In: Anais do IV Seminário sobre Linguagens – Políticas de Subjetivação – Educação. Rio Claro –SP: Instituto de Biociências, 2008.
KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo. Uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da congnição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
LAZZARATO, Maurizio. Por una política menor. Acontecimiento y política en las sociedades de control. Madri: Traficantes de sueños, 2006. (Mapas).
LEAL, Bernardina. Leituras da infância na poesia de Manoel de Barros. In: KOHAN, Walter O, (org.) Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. São Paulo: Martin Claret, 2007.
ORLANDI, L. B. L. Que estamos ajudando a fazer de nós mesmos? In: RAGO, M; ORLANDI, L. B. B.; VEIGA-NETO, A. (orgs). Imagens de Foucault e Deleuze: ressonâncias nietzschianas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 217 – 238.
VILELA, Eugénia. Acontecimento e filosofia. Acerca de uma poética do testemunho. In: Educação e Cultura Contemporânea, v. 5, n. 9 extra; 2008.
______ . II Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: Experiência, Educação e Contemporaneidade, 2008. Experiência e poética da infância. Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília – SP, 2008a.
______ . “Corpos Inabitáveis. Errância, filosofia e memória.” In : LARROSSA, J. e SKLIAR, C. (orgs.) Habitantes de Babel: políticas da diferença. Belo Horizonte:
Autêntica, 2001.