'No Caminho para Casa': ativismo na investigação artística

Autores

  • Ângela Saldanha Faculdade de Belas da Universidade do Porto
  • Teresa Torres Eça Faculdade de Belas da Universidade do Porto
  • Teresa Medina Faculdade de Belas da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734819864

Palavras-chave:

A/r/tografia, Ativismo, Emancipação, Ética, Educação artística, Investigação

Resumo

A arte contemporânea permite questionar e refletir sobre as ações sociais e políticas do dia a dia de uma forma ativista, poética e metafórica e responder aos paradigmas atuais, utilizando técnicas performativas híbridas de comunicação e questionamento. Metodologias de investigação usadas nas artes aproximam-se desta contemporaneidade próxima da realidade vigente e apresentam novos caminhos/métodos mais próximos do processo criativo daquele que investiga. A a/r/tografia, aqui apresentada, é um conceito aglutinador de processos artísticos próprios do artista/investigador e professor que reclama uma prática mais próxima de uma Educação Artística, colaborativa e participativa. Este texto é um diálogo entre um exemplo de projeto a/r/tografico e as suas características emancipatórias, ativistas e éticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGRA-PARDIÑAS, Maria Jesus. Historias en torno al arte y a la educación artística: Notas para un posible diario. Caleidoscopio: Santiago de Compostela. 2012.

BEER, R. Landscape and identity: Three artist/teachers in British Columbia. Vancouver, BC: The University of British Columbia. 2012. Disponível em: http://artography.edcp.educ.ubc.ca/?page_id=117. Acesso em: 4/05/2015.

BOURRIAUD, N. Relational Aesthetics. Dijon: Les Presses du Réel . 2002.

FREIRE P. Ação cultural para a liberdade. 2ª ed. São Paulo (SP): Paz e Terra; 1997.

GOMÉZ, J.A.C.; Freitas, O.M.P.; Callegas, G.V. Educação e Desenvolvimento Comunitário Local: Perspectivas Pedagógicas e Sociais da Sustentabilidade. Porto: ProfEdições, 2007.

HALL & KASSAM. Participatory Research. Em : Husen, T e Postlethwaite, T.N. (eds.): The International Enciclopedia of Education. Oxford: Pergamon Press, 1985, 3795-3800 p.

IRWIN, R. & de COSSON, A. (Eds.). A/r/tography: Rendering self through Arts Based living inquiry. Vancouver: Pacific Educational Press. 2004.

JOKELA. J.; GLEN COUTTS, G.; HARKONEN E.; HUHMARNIEMI M. Cool: Applied Visual Arts in the North. University of Lapland, 2013.

INTERNACIONAL SITUACIONSITA 4, (1960). Manifesto. Disponível em: http://guydebord.blogspot.pt/2009/06/manifesto-internacional-situacionista.html. Acesso em: 4 maio. 2015.

KLIMKE, M. & SHARLOOTH, J. Utopia in practice the discovery of performativity in sixties Protest, Arts and Sciences. In A. Diall, V. Karamanoakis, and K. Kornetis (Eds.) Historicizing 1968 and the Long Sixties. Athens, Historein , Vo.9. 2009. 46-56 p.

KOSUTH, J. & WESTWOOD, P. Art after philosophy and after: collected writings, 1966-1990. Cambridge, Mass., MIT Press. 1991. Disponível em: http://www.vizkult.org/propositions/alineinnature/pdfs/Kosuth-ArtistAsAnthropologistexcerpts.pdf. Acesso em: 4/05/2015.

KWON, M. (2002). One Place After Another: Site Specific Art and Locational Identity. Cambridge: MIT Press.

MAUSS, M. (1924), Essai sur le don. Forme et raison de l’échange dans les sociétés archaïques. l'Année Sociologique, seconde série, 1923-1924. Disponível em: http://classiques.uqac.ca/classiques/mauss_marcel/socio_et_anthropo/2_essai_sur_le_

don/essai_sur_le_don.html. Acesso em: 4/05/2015.

MORIN, E. (1995). Pour penser l'éducation de demain. Discurso da abertura dos 50 ans des Cahiers pédagogiques. Paris, 1995. Disponível em: http://www.cahiers-pedagogiques.com/Pour-penser-l-education-dedemain. Acesso em: 4/05/2015.

MORIN, E. Les sept savoirs nécessaires à l'éducation du futur. UNESCO. 1999. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0011/001177/117740fo.pdf. Acesso em: 4/05/2015.

SALDANHA, A. No caminho para casa – um estudo a/r/tográfico de recolha de memórias numa comunidade informal. Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. 2015.

SANSI, R. Art, Anthropology and the Gift . London: Bloomsbury, 2015.

SINNER, A. Unfolding the Unexpectedness of uncertainty: Arts research as a triptych installation: A conversation of processes, practices, products. Vancouver: The University of British Columbia, 2008. Disponível em: http://artography.edcp.educ.ubc.ca/?page_id=117. Acesso em 4/05/2015.

SPRINGGAY, S. Inside the visible: Youth understandings of body knowledge throughtouch. Vancouver, BC: The University of British Columbia. 2004. Disponível em: http://artography.edcp.educ.ubc.ca/?page_id=117. Acesso em: 4 maio. 2015.

Downloads

Publicado

2015-08-30

Como Citar

Saldanha, Ângela, Eça, T. T., & Medina, T. (2015). ’No Caminho para Casa’: ativismo na investigação artística. Revista Digital Do LAV, 048–061. https://doi.org/10.5902/1983734819864

Edição

Seção

Dossiê: Repensar os Fundamentos da Educação das Artes na Contemporaneidade