Uma Arte/Corpo/Cidade: itinerâncias imersivas em Arte e Educação nos centros urbanos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734883913Schlagworte:
Corpo, Cidade, Errâncias, Deslocamento, Formação de Professoras/esAbstract
Problematizar como os deslocamentos pelos centros urbanos podem ser utilizados como dispositivos de sensibilização do olhar e ativação dos ambientes de aprendizagens em arte é o objetivo deste texto. Metodologicamente, sustenta-se na pesquisa qualitativa exploratória e artográfica, por meio de dispositivos de narrativas, em que estudantes de graduação do curso de licenciatura em Pedagogia, ao participarem do projeto de pesquisa internacional “Arte na Pedagogia: Formação docente com e em Artes/Culturas”, experienciam a proposição Arte/Corpo/Cidade, na qual narram suas experiências imersivas em Arte e Educação ao andar pelos centros urbanos e equipamentos culturais da cidade de Vitória/ES. Teoricamente, fundamenta-se em Larossa (2002), Jacques (2005), Bellidson e Irwin (2013), Careri (2017), Góes (2021), Martins (2021) e Barbosa (2023). Finaliza inferindo sobre a premência de que, na formação inicial de professoras/es, a arte seja potencializada por deslocamentos pelos centros urbanos, pois as visualidades que compõem os repertórios artístico-culturais são constituídas nos mais diferentes e diversos locais de aprendizagem quando os corpos se sensibilizam para seu entorno e, ao se moverem, compreendem suas memórias, histórias e identidades culturais e reconhecem seu lugar na educação e no mundo.
Downloads
Literaturhinweise
BARBOSA, Ana Mae; FONSECA, Annelise Nani da. (Orgs.). Criatividade coletiva: arte e educação no século XXI. 1. ed. - São Paulo: Perspectiva, 2023.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovith. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
CARIERI, Francesco. Caminhar e parar. São Paulo: Gustavo Gili, 2017, p. 126.
FIORIN, Evandro; VASCONCELOS, Heber Macel Tenório. Caminhar e parar com Francesco Careri: uma pedagogia nômade. PIXO. Revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade. v. 5 n. 16 (2021): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA II (verão). Disponível em: <https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2817>. Acesso em: 26 fev. 2023.
DEWEY, John. Arte como experiência. [Organização Jo Ann Boydston; editora de texto Harriet Furt Simon; introdução Abraham Kaplan; tradução Vera Ribeiro]. – São Paulo: Martins Fontes - selo Martins, 2010. – (Coleção Todas as Artes).
DIAS, Belidson e IRWIN, Rita (Orgs.). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013.
GÓES, Margarete Sacht.; FRADE, I.; MESQUITA, M.; MARTINS, M. C.; SOUZA, R. Dos corpos dóceis aos interatores? Como ensinar arte na educação infantil quando a perda do enquadramento faz com que a arte se misture à vida?. In: Margarete Sacht Góes; Isabela Frade; Monica Mesquita; Mirian Celeste Martins; Rubens de Souza. (Org.). Utopia, Distopia, Heterotopia: paisagens culturais e políticas de formação. 1ed.Vitória: Ufes Digital PROEX, 2021, v. 1, p. 184-192.
GÓES, Margarete Sacht et al. Repositório de Artes Visuais UFES: arte e cidade. 2ª Edição, 2021. Disponível em: <https://repositorioartesvisuais.ufes.br/material-arte-e-cidade>. Acesso em: 07 out. 2022.
HERNANDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007. Porto Alegre: Artmed, 2003.
IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender Arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003
IRWIN, Rita. A/r/tografia: uma mestiçagem metonímica. in: BARBOSA, Ana Mae e AMARAL, Lilian. Interritorialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo: Editora Senac São Paulo; Edições SESC SP, 2008, p. 87-104.
JACQUES, Paola Berenstein. Errâncias Urbanas: a arte de andar pela cidade. Arqtexto 7, 2005, p. 16-25.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, abr. 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 19 mar. 2016.
MARTINS, Mirian Celeste. De ponta-cabeça: descobrir percepções sensíveis pelos olhos de aspirantes a professores. Revista GEARTE, [S. l.], v. 8, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2357-9854.117500. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/117500>. Acesso em: 30 maio 2023.
MORAIS, Frederico. Contra a arte afluente: o corpo é o motor da “obra”. 1970. Disponível em: <https://icaa.mfah.org/s/en/item/1110685#?c=&m=&s=&cv=&xywh=-970%2C554%2C3639%2C2037>. Acesso em: 27 nov. 2020.