Poéticas Visuais em Arte-Educação: Video-Encruzilhada

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734832276

Schlagworte:

Vídeo-Encruzilhada, Poéticas visuais, Arte-Educação

Abstract

Vídeo-Encruzilhada (2:53 min, 2016) se apropria de um trabalho anônimo encontrado em uma ciclovia e problematiza o lugar da Arte na contemporaneidade. O objetivo principal da pesquisa é correlacionar o vídeo a uma reflexão sobre sua criação, considerando as singularidades das imagens apropriadas. Os objetivos secundários são: estabelecer uma trama de possíveis sentidos para o trabalho e verificar as dificuldades encontradas na execução do projeto. O vídeo se relaciona ao Caminhando de Lygia Clark, obra fundamental para a experiência da fruição estética na educação do sensível. A ideia de encruzilhada como lugar de troca tem bases nos estudos sobre Leminski; a pesquisa sobre poéticas visuais se estrutura em Tessler e Fervenza; e a relação entre Arte e Educação tem aporte nas contribuições de Read. 

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Maria Cristina Mendes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Curso de Artes Visuais, no Departamento de Artes da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Literaturhinweise

CLARK, L. 1964 - Caminhando. O mundo de Lygia Clark. Disponível em: http://www.lygiaclark.org.br/arquivo_detPT.asp?idarquivo=17> Acesso em: 7 set.2017.

_______ .

DUNNING, W. Roots of Postmodernism. Englewood Cliffs NJ: Prenctice-Hall, Inc., 1995.

FERVENZA, H. Olho mágico. In: BRITES, Blanca e TESSLER, Elida (orgs). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes visuais. Porto Alegre: UFRGS, 2002. pp.65-76.

LEMINSKI, P. Catatau - um romance idéia. São Paulo: iluminuras, 2013.

MENDES, M. C. Vídeo-encruzilhada. Cor. 2:53min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I2KBOENjz_M. Acesso em: 8 abri. 2018.

READ. H. A Educação pela Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

TESSLER, E. Coloque o dedo na ferida aberta ou a pesquisa enquanto cicatriz. In: BRITES, Blanca e TESSLER, Elida (orgs). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes visuais. Porto Alegre: UFRGS, 2002. pp.103-112.

Veröffentlicht

2018-12-08

Zitationsvorschlag

Mendes, M. C. (2018). Poéticas Visuais em Arte-Educação: Video-Encruzilhada. Revista Digital Do LAV, 11(3), 004–019. https://doi.org/10.5902/1983734832276