Arquiteturas do Brincar: cabanas encantadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734865524

Palavras-chave:

educação infantil, arte, estética.

Resumo

As crianças pequenas criam e inventam possibilidades de existências nos espaços públicos da educação infantil. O presente artigo apresenta as possibilidades de uma pedagogia dos sentidos, em que o processo de criação com as cabanas produzidas e espalhadas pelos espaços evidencia a autoria das crianças e da professora. Apresentando caminhos e transformando os espaços-tempos em uma dinâmica que inquieta e dinamiza os trajetos com abertura para o novo. O diálogo com a arquitetura, a arte e a educação infantil possibilita compreendermos a relevância da existência de um planejamento potente e de um currículo que tendem a ser revistos, pois os campos políticos, estéticos e éticos transitam como uma via de mão dupla, evidenciando o protagonismo e autoria da inventividade e do coletivo infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Ferreira de Oliveira, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutoranda e Mestra em Educação pela UNIMEP, pedagoga e professora de EMEI de Piracicaba, militante do FEIPIRA, membra do HINAS linha Narrativas pedagógicas, escritas (auto)biográficas e memória: desenvolvimento profissional docente e práticas educativas. Email: nandaferreira4@hotmail.com

Peterson Rigato da Silva, UNESP - Rio Claro

Doutorando em educação pela UNESP/Rio Claro, pedagogo e mestre em educação pela UNICAMP, diretor de EMEI em Piracicaba-SP, militante do FPEI (Fórum Paulista de Educação Infantil), pesquisador do grupo IM@GO-UNESP e do GEPEDISC linha Culturas Infantis, UNICAMP. E-mail: peterson.rigato@unesp.br

Referências

BARROS, M.; LAFER, A. Arquitetura do silêncio. 1 ed. – Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2015.

BARROS, M.; LAFER, A. O livro das ignorâncias. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000.

BENJAMIN, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Zourk, 2014.

BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 2009.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas. v. I: Magia e técnica: arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 4. São Paulo: Editora 34, 2012.

DELGADO, A. C. C.; MULLER, F. Apresentação: Tempos e Espaços das Infâncias. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.1, p. 5-14, Jan/Jun, 2006.

FARIA, A. L. G. A contribuição dos parques infantis de Mário de Andrade para a construção de uma pedagogia da educação infantil. Educação & Sociedade, n. 69, 1999.

GALLO, S. “Ir Junto”. Os desafios de educar uma infância maior. In: SANTOS, S. E.; SANTIAGO, F; BARREIRO, A; MACEDO, E El de; FARIA, A. L. G. (org.). Pedagogias descolonizadoras e infâncias: por uma educação emancipatória desde o nascimento. Maceió: EDUFAL, 2018.

MUNARI, B. Das Coisas Nascem Coisas. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1981, 388 páginas.

VIANA, Z.; GASTAL, G. A Arte Existe Porque a Vida Não Basta. Produção Mapa Filmes: Brasil, 2016.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Ferreira de Oliveira, F., & Rigato da Silva, P. (2021). Arquiteturas do Brincar: cabanas encantadas. Revista Digital Do LAV, 14(2), 173–186. https://doi.org/10.5902/1983734865524

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.