Imagens do corpo: superfícies reversíveis e marcas de resistências no brinquedo de miriti

Autores

  • Joyce Otânia Seixas Ribeiro Universidade Federal do Pará
  • Vilma Nonato de Brício Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734844049

Palavras-chave:

Imagem, Corpo-gênero-sexualidade, Representação

Resumo

O objetivo é refletir sobre as representações do corpo nas imagens do brinquedo de miriti, um bem cultural da cidade de Abaetetuba/Pará. Neste sentido, buscamos apoio no Estudos Culturais pós-críticos, contando, entre outros, com Hall (2016), Kellner (1995), Foucault (1987) e Silva (1999). A decisão metodológica é pelo alfabetismo crítico, um procedimento emergente para a análise de imagens. Ao ser intensamente disseminada em blogs, livros, camisetas e bolsas, as imagens da peça casal de namorados representam o corpo e o casal ideal e afetam a todos, particularmente jovens do ensino médio. Por constituir não apenas a cultura contemporânea, mas as subjetividades juvenis no cotidiano escolar, as imagens merecem a atenção, pois mesmo representando corpos, gêneros e sexualidades hegemônicas, sendo a representação reversível, é capaz de constituir outros modos de ser e de viver. 

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Biografia do Autor

Joyce Otânia Seixas Ribeiro, Universidade Federal do Pará

Professora de Didática da FAECS/Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA. Professora do PPGCITI, linha de pesquisa Identidades: linguagens, práticas e representações. Líder do Gepege/CNPq.

Vilma Nonato de Brício, Universidade Federal do Pará

professora de Planejamento Educacional na FAECS/Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA. Professora do PPGCITI, na linha de pesquisa Identidades: linguagens, práticas e representações. Líder do Experimentações.

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Publicado

2020-07-27

Como Citar

Seixas Ribeiro, J. O., & de Brício, V. N. (2020). Imagens do corpo: superfícies reversíveis e marcas de resistências no brinquedo de miriti. Revista Digital Do LAV, 13(1), 220–235. https://doi.org/10.5902/1983734844049