Três obras, 4 exercícios: notas para uma docência como gesto artístico

Autores

  • Daniela da Cruz Schneider Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734837913

Palavras-chave:

Arte, Formação, Docência, Cuidado de si

Resumo

este ensaio se produz a partir de quatro exercícios de escrita, dos quais três partem proposições artísticas, a saber Asterisms (2012-13), de Gabriel Orozco, Sistemas Produtivos. Máquina de Bordar (1999), de Lia Menna Barreto e Imponderabilia (1977), de Marina Abramivic e Ulay. Um quarto exercício busca na ética do cuidado de si, ensejado no pensamento tardio de Michel Foucault, os pressupostos teóricos para propor a vida como obra de arte e a elaboração docente como gesto artístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela da Cruz Schneider, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Pelotas. Licenciada em Artes Visuais, pela Universidade Federal de Pelotas. Professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Habilitação Artes Visuais e Música, da Universidade Federal do Tocantins. Coordenadora do Projeto Arte e Formação: Poéticas Docentes

Referências

BOURRIAUD, N. Pós-Produção: como a arte reprograma a vida. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BOURRIAUD, N. Formas de vida. A arte moderna e a invenção de si. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

CASTELLO-BRANCO, G. Anti-individualismo, vida artista: uma análise não-fascista de Michel Foucault. IN: RAGO, M.; VEIGA-NETO, A. (org.). Para uma vida não-fascista. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

DUARTE-JÚNIOR, J. F. O Sentido dos Sentidos: A Educação (do) Sensível. Curitiba: Criar Edições, 2004.

FABRO, L. Discursos. IN: FERREIRA, G.; COTRIM, C. (org.).

Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

FOUCAULT, M. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.

FOUCAULT, M. Sobre a genealogia da ética. Uma revisão do trabalho. In: RABINOW, P.; DREYFUS, H. Michel Foucault. Uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

GRÓS, F. O cuidado de si em Michel Foucault. IN: RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo (org.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

LARROSA, J. Desejo da realidade: experiência e alteridade na investigação educativa. In: BORBA, S.; KOHAN, W. (Orgs.). Filosofia, aprendizagem, experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

MARTINS, M.C.; PICOSQUE, G. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. São Paulo: Intermeios, 2012.

NIETZSCHE, F. A Gaia Ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

ROSENFIELD, K. Estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

VALÈRY, P.Maus Pensamentos. Belo Horizonte: Aynè, 2016.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

Schneider, D. da C. (2019). Três obras, 4 exercícios: notas para uma docência como gesto artístico. Revista Digital Do LAV, 12(2), 087–102. https://doi.org/10.5902/1983734837913