Como saber o que nos importa pesquisar e escrever?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734837791

Palavras-chave:

Imagem, Escrita, Formação, Gambiarra

Resumo

O ensaio resulta de uma pesquisa sobre as potencialidades da escrita e da imagem em processos formativos. Abre-se no texto uma conversa sobre como sabemos o que nos importa efetivamente escrever e pesquisar. Através de um olhar para alguns processos formativos vividos pelo autor, procura-se evidenciar perguntas, desconfortos e inquietudes ainda não transformadas em argumentos sólidos, mas em rascunhos de pensamentos e sensações que se gestam. Defende-se no ensaio que a noção de gambiarra, quando incorporada à prática docente com a arte, permite um percurso desfocado de si e atento à alteridade que está viva no corpo, na escrita e na pesquisa. As palavras, que se tornaram possíveis com o suor de exercícios provocados em aulas, deslizam pela superfície do ensaio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Belinaso, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Referências

BEI, Aline. O peso do pássaro morto. São Paulo: Nós, 2017.

BELINASO, Leandro. A (in)sustentabilidade da imagem. ExperimentArt, v.1, n.1, 2017.

BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita: a palavra plural. Tradução: Aurélio Guerra Neto. São Paulo: Escuta, 2001.

CONSEJO NOCTURNO. Un habitar más fuerte que la metrópoli. La Rioja, España: Pepitas de calabaza, 2018.

DERRIDA, Jacques. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar da hospitalidade. Tradução: Antonio Romane. Revisão técnica da tradução: Paulo Ottoni. São Paulo: Escuta, 2003.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso. A sala de aula em cena: imagem e narrativas. Leitura. Teoria & Prática, v. 31, p. 113-123, 2013.

KLUG, Alessandra. Aprendizagens nas cidades: itinerários de pesquisa de uma artista-professora. Projeto de Tese. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, 2019.

SILVEIRA, Eduardo; GUIMARÃES, Leandro Belinaso. Gambiarras inventivas de ambientes. In: HENNING, Paula; MUTZ, Andresa; VIEIRA, Virgínia. (Org.). Educações ambientais possíveis: ecos de Michel Foucault para pensar o presente. Curitiba: Appris, 2018.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

Belinaso, L. (2019). Como saber o que nos importa pesquisar e escrever?. Revista Digital Do LAV, 12(2), 133–145. https://doi.org/10.5902/1983734837791