De uma história a outra, a professora que sou

Autores

  • Rosvita Kolb Bernardes Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734833905

Palavras-chave:

Memória, Biografia, Docência, Arte

Resumo

Esse artigo traz pequenas histórias, fragmentos de práticas docentes e artísticas. São narrativas vividas, escolhidas e experienciadas em tempos e espaços diferentes, tecidas pelo fio da memória em um intenso movimento de ressignificação. São construções biográficas que se cruzam entre lugares e objetos, em momentos vividos entre a escola, a infância, a docência e a arte. Inspirado em Walter Benjamin, mergulha nas histórias narradas, construindo um conjunto de mônadas ou miniaturas de significados, que trazem uma perspectiva autoinvestigativa, potencializadora, onde a ação do rememorar tem um papel fundamental. É na experiência do outro que um se vê e se revê. É na experiência da sala de aula, na escola, junto com as crianças, que esse um alimenta-se como professora-artista. Em um movimento contínuo e circular, carrega consigo esse alimento para a universidade, para os alunos da Licenciatura, para o processo de criação e invenção.

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Biografia do Autor

Rosvita Kolb Bernardes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Licenciada em Desenho e Plástica pelo Centro Universitário Feevale, Especialização em Arte-Educação pela USP

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Publicado

2018-08-02

Como Citar

Bernardes, R. K. (2018). De uma história a outra, a professora que sou. Revista Digital Do LAV, 11(2), 230–244. https://doi.org/10.5902/1983734833905