Mapeando
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734832944Palavras-chave:
Arte, Rducação, APECV, , InSEA, RIAEAResumo
Este artigo é um relato autobiográfico. Apresenta mapas de encontros e desencontros que influenciaram a relação da autora com a arte e a educação. Tendo em conta a sua hibridez de artista, professora e investigadora, a autora relata o seu percurso pelas principais redes e organizações onde se integra: Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual -APECV, International Education Through Art- InSEA; Rede IberoAmericana de Educação Artística- RIAEA.
Downloads
Referências
AGRA-PARDIÑAS, M. J. Topografía crítica: el hacer docente y sus lugares. In: Eça, Teresa Torres; Agra-Pardiñas, Maria Jesus; Trigo, Cristina; Pimentel, Lúcia Gouveia. Desafios da educação artística em contextos ibero americanos. Porto: APECV, 2010.
CABRERA SALORT, R. Una vocación humana permanente. Discurso na Conferencia de Formación Artística y Cultural Para la región de América Latina y el Caribe. (2007).
EÇA, T. T.; Saldanha, A. Cadernos ARTIVISTAS/Livros colaborativos. Disponível em: https://sharingsketchbooks.wordpress.com/2018/01/16/cadernos-artivistas-livros-colaborativos/. Acesso em: 01/01/2018.
EÇA, T. T.; ELZERMAN, H. e MAKSIMOVIC, M. Contemporary Art as a curriculum strategy. In: Martins, C. (Org.) Creative Primary School Partnerships with Visual Artists. Project Erasmus + CREARTE. Porto: FBAUP. Disponível em: https://i2ads.up.pt/wp-content/uploads/2018/01/crearte_digital.pdf. Acesso em: 01/01/2018.
EÇA, T. T. Perspectivar o futuro: o papel central da arte educação no ensino. In: ASSIS, Henrique Lima & RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira (Org): O ensino de artes visuais: desafios e possibilidades contemporâneas. Goiânia - GO, GRAFSET - Gráfica e Editora Ltda, 2009.
EÇA, T. T. & MASON, R. Intercultural Dialogues. In: Art Education. London: Intellect Books, (2008).
EÇA, T. T. (2010) A Educação Artística e as Prioridades educativas do inicio do século XXI. In: Revista Ibero Americana de Educación. nº 52. Madrid: OEI, 2010.
EÇA, T. T. (2010). Que desenhas? Que designas? Que desígnos? Interpretando a opiniões e visões dos jovens a partir dos seus desenhos. In: Oliveira, M. & Milhano, S. As Artes na Educação: Contextos de Aprendizagem Promotores de Criatividade. Leiria: Folheto, 2010.
HERNANDEZ, F. e EÇA, T. T. A Rede Ibero Americana de Educação Artística: Um projecto para construir caminhos comuns. In: In-Visibilidades. Disponível em: http://issuu.com/invisibilidades/docs/invisibilidades_0/1. Acesso em: 01/01/2018.
KON, V. ‘Reflectiones’. In: Arquivos da Rede, colecção privada, 2009.
UEOKA, S.; EZZAT, S; EÇA, T. T. UTUTU/eARTh: interactive performances. In: Actas do WORKSHOP Luso-Galaico de artes digitais, ARTECH 2004; Lisboa, 12 de Julho, 2004.
A página web da APECV : http://www.apecv.pt/
A página web da InSEA: http://www.insea.org/
C3 e Os cadernos artivistas: https://sharingsketchbooks.wordpress.com/
Revista Invisibilidades: http://www.apecv.pt/publicacoes/revista-invisibilidades