Poéticas Visuais em Arte-Educação: Video-Encruzilhada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734832276

Palavras-chave:

Vídeo-Encruzilhada, Poéticas visuais, Arte-Educação

Resumo

Vídeo-Encruzilhada (2:53 min, 2016) se apropria de um trabalho anônimo encontrado em uma ciclovia e problematiza o lugar da Arte na contemporaneidade. O objetivo principal da pesquisa é correlacionar o vídeo a uma reflexão sobre sua criação, considerando as singularidades das imagens apropriadas. Os objetivos secundários são: estabelecer uma trama de possíveis sentidos para o trabalho e verificar as dificuldades encontradas na execução do projeto. O vídeo se relaciona ao Caminhando de Lygia Clark, obra fundamental para a experiência da fruição estética na educação do sensível. A ideia de encruzilhada como lugar de troca tem bases nos estudos sobre Leminski; a pesquisa sobre poéticas visuais se estrutura em Tessler e Fervenza; e a relação entre Arte e Educação tem aporte nas contribuições de Read. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Mendes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Curso de Artes Visuais, no Departamento de Artes da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Referências

CLARK, L. 1964 - Caminhando. O mundo de Lygia Clark. Disponível em: http://www.lygiaclark.org.br/arquivo_detPT.asp?idarquivo=17> Acesso em: 7 set.2017.

_______ .

DUNNING, W. Roots of Postmodernism. Englewood Cliffs NJ: Prenctice-Hall, Inc., 1995.

FERVENZA, H. Olho mágico. In: BRITES, Blanca e TESSLER, Elida (orgs). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes visuais. Porto Alegre: UFRGS, 2002. pp.65-76.

LEMINSKI, P. Catatau - um romance idéia. São Paulo: iluminuras, 2013.

MENDES, M. C. Vídeo-encruzilhada. Cor. 2:53min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I2KBOENjz_M. Acesso em: 8 abri. 2018.

READ. H. A Educação pela Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

TESSLER, E. Coloque o dedo na ferida aberta ou a pesquisa enquanto cicatriz. In: BRITES, Blanca e TESSLER, Elida (orgs). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes visuais. Porto Alegre: UFRGS, 2002. pp.103-112.

Downloads

Publicado

2018-12-08

Como Citar

Mendes, M. C. (2018). Poéticas Visuais em Arte-Educação: Video-Encruzilhada. Revista Digital Do LAV, 11(3), 004–019. https://doi.org/10.5902/1983734832276