“Ação Educativa em Espaços Culturais”: Formação inicial e continuada de professores – diálogo interativo

Autores

  • Luzinete Carpin Niedzieluk Universidade do Estado de Santa Catarina Faculdade Municipal de Palhoça

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734828396

Palavras-chave:

Formação inicial, Formação continuada, Ação educativa, Espaços Culturais

Resumo

Este artigo desenvolve uma reflexão e uma análise sobre a importância da disciplina “Ação Educativa em Espaços Culturais” para a formação inicial e continuada de professores de ensino de Arte, como também pretende descrever a metodologia dialógica e qualitativa utilizada pela professora Dra. Sandra Ramalho e Oliveira, desde bibliografia selecionada para leitura em sala como da interação dos alunos com equipes educativas de instituições culturais de Florianópolis, pesquisadores da arte, do ensino de arte e da mediação cultural, até uma Mostra de Artes Visuais organizada pelos próprios estudantes. Nessa, os conceitos que envolvem tal prática como por exemplo, organização, curadoria, museografia, montagem e mediação são efetivamente postos em ação. Nesse cenário, constata-se a articulação entre teoria e prática como aspecto nuclear para a formação de professores. Os resultados demonstraram que todo educador tem condições de participar de todo o processo expositivo criticamente.

 

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Biografia do Autor

Luzinete Carpin Niedzieluk, Universidade do Estado de Santa Catarina Faculdade Municipal de Palhoça

Pós-doutoranda em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – Centro de Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/CEART/UDESC). Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UFSC). Membro do grupo de pesquisa CNPq Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares – (NEST/UDESC). Mestre em Linguística Textual pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UFSC). Graduado em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina e em Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2017-12-26

Como Citar

Niedzieluk, L. C. (2017). “Ação Educativa em Espaços Culturais”: Formação inicial e continuada de professores – diálogo interativo. Revista Digital Do LAV, 10(3), 143–155. https://doi.org/10.5902/1983734828396