Um lugar para a fotografia: uma breve análise da constituição e produção do Coletivo FotoBahia (1979-1980)*

Elson De Assis Rabelo, Rafaela Novaes Feitoza

Resumo


Este trabalho analisa o surgimento e a produção do Coletivo FotoBahia, em Salvador, no final dos anos 1970, com o objetivo de colocar em discussão os propósitos de suas atividades, a elaboração da linguagem fotográfica e sua inserção na produção cultural baiana. Tomamos como documentos de trabalho as imagens dos catálogos de 1979 e 1980, o jornal FotoBahia de 1981 e os textos que lhes acompanham, situando-os naquele momento. Ambos, fotos e textos, permitiram perceber o engajamento criativo daqueles fotógrafos e a tentativa de abertura para uma produção diversificada e abrangente que escavasse um novo lugar para suas imagens e seu reconhecimento.


Palavras-chave


Fotografia baiana; FotoBahia; Artes Visuais; Fotojornalismo

Texto completo:

PDF

Referências


ABBOTTT, Berenice. La fotografia en la encrucijada. In: FONTCUBERTA, Joan (org.). Estética fotográfica. Barcelona: Gustavo Gili, 2003.

ALVES, Aristides; FREITAS, Antonio Fernando Guerreiro de; SAMPAIO, Maria Guimarães;

FERNANDES JUNIOR, Rubens; FALCON, Gustavo. A Fotografia na Bahia (1839-2006). Salvador: Asa Foto, 2006.

ANDRADE, Rosane de. Fotografia e Antropologia. Olhares fora-dentro. São Paulo: Estação Liberdade; EDUC, 2002.

BOURDIEU, Pierre. The social definition of photography. In. ______. Photography. A middle-brow art. Stanford: Stanford University Press, 1990.

COELHO, Maria Beatriz. Imagens da Nação: brasileiros na fotodocumentação de 1940 até o final do século XX. Belo Horizonte: UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; EDUSP, 2012.

DAMASCENO-FATH, Telma C. Memória do Fotoclubismo na Bahia. Discursos Fotográficos (Online), v. 8, p. 175-195, 2012.

______. A Fotografia na II Bienal Nacional de Artes Plásticas da Bahia. Revista de Arte Ohun. Salvador, v. 5, p. 54-64, 2011.

FOTOBAHIA 79. Salvador: s; e, 1979.

FOTOBAHIA 80. Salvador: s; e, 1980.

GROBET, Lourdes. Imágenes de miseria: folclor o denuncia. In: MARZO, Jorge Luis (ed.) Fotografía y activismo. Textos y prácticas (1979-2000). Barcelona: Gustavo Gili, 2006.

GROPPER, Symona. Um retrato sem retoque. In: A fotografia na Bahia (apesar das perdas, um retrato nítido de mais de um século). In: FOTOBAHIA 79. Salvador: [s; e], 1979.

GRUPO DE FOTÓGRAFOS DA BAHIA. Jornal FotoBahia. Salvador: s; e. n.º 1.

KRAUSS, Rosalind. Os espaços discursivos da fotografia. In: ______. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2010.

KOSSOY, Boris. Mídias: imagens, ideologia, memória. In: ______. Os tempos da fotografia. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.

MAUAD, Ana Maria. O olhar engajado: fotografias contemporâneas e as dimensões políticas da cultura visual. ArtCultura. Uberlândia, v. 10, n. 16, p. 33-50, jan.-jun. 2008 [2008a].

______. Poses e flagrantes. Ensaios sobre história e fotografias. Rio de Janeiro: EDUFF, 2008 [2008b].

MOURA, Mariluce de Souza. A fotografia na Bahia (apesar das perdas, um retrato nítido de mais de um século). In: FOTOBAHIA 79. Salvador: [s; e], 1979.




DOI: https://doi.org/10.5902/1983734821927

 
 
 
DOI: Digital Object Identifier 10.5902/19837348

Qualis B1

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

Acessos a partir de 17/09/2015

CopySpider - Software Anti-plagio