Planisfério da Interculturalidade
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734821405Palavras-chave:
Museus, Educação, Democracia, Participação, VoluntariadoResumo
A partir de um relato da experiência adquirida como voluntária num projeto comunitário desenvolvido pela Casa da Cerca, uma instituição museológica em Almada, Portugal, pretende-se principalmente refletir sobre a forma como ele questiona a ação dos Serviços Educativos, ajudando a desenhar novos contextos e possibilidades. A construção de um Planisfério Intercultural, um mural de azulejos realizados manualmente, pensado como projeto de arte pública comunitária, é desenvolvido no campo da utopia, relançando o envolvimento da Escola Pública local e um grupo de voluntário em torno da construção de um novo Centro Cívico. Propondo novas perspetivas, ponderamos a sua inscrição no campo da pedagogia crítica, sob a influência de Paulo Freire ou Jesús Martín Barbero, que apelou á criação de projetos de Mapeamento Educacional, deslocalizando as instituições tradicionalmente educativas para o seu exterior envolvente, assumindo o risco de criar novas possibilidades no relacionamento com comunidades urbanas.
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Referências
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