Entre a prática pedagógica e a prática artística: Reflexões sobre Arte e Arte Educação

Autores

  • Jociele Lampert Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Carolina Nunes

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734814258

Palavras-chave:

Arte Educação, Professor artista, Cartografia, Ateliê ou estúdio

Resumo

Este artigo aborda conceitos sobre o lugar do professor artista, bem como, deriva sobre o conceito de experiência utilizando o ateliê como espaço criativo, gerador de potência para articulações entre a formação docente e a prática artística. O estudo norteia-se sobre como o professor compõe seu processo criativo com a elaboração de cartografias, sendo que estas propoem fluxo e conexões entre os conceitos de espaço do ateliê e a subjetividade na prática docente do fazer/saber do professor artista. Desta forma, teoria e a prática tramam-se ao longo de perspectivas metodológicas, a fim de que, a própria pesquisa explore a narrativa subjetiva e identidade da professor artista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jociele Lampert, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Artes Visuais pela ECA/USP. Orienta Graduação e Pós-Graduação em Artes Visuais na UDESC. Coordena o Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke e desenvolve o projeto de pesquisa "Arte Educação pela pintura: a produção artística do artista professor” (UDESC/CEART). Membro da ANPAPe INSEA e do GEPAEC/UFSM/CNPq.

Carolina Nunes

Professora/artista/pesquisadora atua na Rede de Ensino Público em Florianópolis - SC. Licenciada em Artes Visuais. Participa do projeto de pesquisa “Arte Educação pela pintura: a produção artística do artista professor” (UDESC/CEART) e também é membro do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke.

Referências

ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Ser artista, ser professor: razões e paixões do ofício. São Paulo: Editora da Unesp, 2009.

BARBOSA, Ana Mae. Dilemas da Arte/Educação como mediação cultural em namoro com as tecnologias contemporâneas. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.).Arte/Educação Contemporânea: Consonâncias Internacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. Cap. 6. p. 98-112.

EISNER, Elliot. O que pode a educação aprender das artes sobre a prática da educação? Currículo sem fronteiras, v. 8, n. 2, pág. 5-17. Julho/dezembro, 2008.

DEWEY, John; BOYDSTON, Jo Ann; KAPLAN, Abraham. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DEWEY, John; BOYDSTON, Jo Ann; KAPLAN, Abraham. The Later Works of John Dewey, Volume 10, 1925 - 1953: Art as Experience. The Collected Works of John Dewey, 1882-1953, 1934.

LAMPERT, Jociele. Arte Educação pela pintura: a produção artística do artista professor. 2013. Projeto de Pesquisa. Disponível em: http://www.ceart.udesc.br/pesquisa-2/projetos-de-pesquisa/. Acesso em: 30 maio

LAMPERT, Jociele. Artist’s diary and professor’s diary: roamings about painting education. 2013 190 f. Relatório de Pós Doutorado, realizado no Teachers College na Columbia University em New York, EUA.

KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo. Cartografar é traçar um plano comum. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 25, n. 2, p.263-280, Maio/Ago 2013. Quadrimestral. Disponível em: http://www.uff.br/periodicoshumanas/index.php/Fractal/article/view/1109/870. Acesso em: 11 de maio, 2014.

PASTA, Paulo. A Educação pela pintura. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2012.

SILVA, Fernanda Pequeno da. Ateliês Contemporâneos: Possibilidades e Problematizações. Anais do 56o Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, Rio de Janeiro, p.59-73, 2011. Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2011/pdf/cc/fernanda_pequeno_da_silva.pdf. Acesso

em: 10 maio 2014.

SULLIVAN, G. Art Practice as Research: Inquiry in Visual Arts. Thousand Oaks, CA:

Sage, 2005.

Downloads

Publicado

2015-01-07

Como Citar

Lampert, J., & Nunes, C. (2015). Entre a prática pedagógica e a prática artística: Reflexões sobre Arte e Arte Educação. Revista Digital Do LAV, 7(3), 100–112. https://doi.org/10.5902/1983734814258