<b>Educação a Distância (EAD): o tutor na visão de tutores</b>

Autores

  • Lúcia Regina Goulart Vilarinho
  • Maria Inmaculada Chao Cabanas

Palavras-chave:

Distance Education, Tutor training, Tutorship.

Resumo

A expansão da Educação a Distância (EAD) amplia os questionamentos a respeito do tutor, personagem a quem tem sido atribuída a função de orientador/facilitador da aprendizagem: o que ele faz, como chega à tutoria, como se forma para exercer esta atividade, que dificuldades enfrenta em sua prática? Para responder tais indagações, a pesquisa ouviu, por meio de questionários compostos de perguntas fechadas e abertas, 26 tutores que participavam de encontros on-line sobre o tema tutoria, obtendo dados qualitativos e quantitativos. Relações numéricas, porcentagens e a análise de conteúdo realizada evidenciaram recorrências e contradições nas respostas obtidas. Os resultados indicam que os tutores: (a) não passam por uma formação específica para o exercício da tutoria; (b) chegam à atividade de forma fortuita; (c) situam as dificuldades de sua prática nas limitações dos alunos e da tecnologia; (d) não identificam o tutor como docente, perspectiva contraditória, pois as atribuições indicadas como específicas da tutoria são inerentes à docência. A visão desses sujeitos reflete o tratamento dicotômico que o tutor recebe na literatura pedagógica: ora visto apenas como estimulador, ora como professor.

Palavras-chave: Educação a Distância. Formação do tutor. Tutoria.

Downloads

Como Citar

Vilarinho, L. R. G., & Cabanas, M. I. C. (2008). <b>Educação a Distância (EAD): o tutor na visão de tutores</b>. Educação, 33(3), 481–494. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/86

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua