<b>Avaliação do impacto da escola especial e da escola regular na inclusão social e familiar de jovens portadores de deficiência mental profunda</b>

Autores

  • Jorge Humberto Nogueira
  • David António Rodrigues

Palavras-chave:

Social Inclusion, Profound Mental Deficiency, Special School, Regular School.

Resumo

Os jovens com deficiência intelectual acentuada permanecerão isolados na sua vida futura se não tiverem oportunidades de participação nos diversos aspectos do funcionamento da sociedade. A escola desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão social de todos os seus alunos, existindo a necessidade de planificar o acesso a actividades sociais extra-escolares, contextos diversificados, relacionamentos significativos e ao lazer. Efectuámos um estudo de caso comparativo entre dois grupos com cinco alunos cada, entre os 11 e os 15 anos, com deficiência mental profunda, em que um sempre frequentou o ensino regular, e o outro sempre esteve numa instituição de educação especial. Procurámos compreender a rotina diária fora da escola, as oportunidades de interacção e a diversidade de actividades e locais a que têm acesso; no sentido de verificar se o modelo educativo que frequentam pode influenciar a inclusão comunitária e proporcionar um melhor apoio às famílias. Os dados sugerem não haver vantagem de qualquer dos modelos, embora se verifiquem benefícios para a vida familiar no grupo a frequentar a escola regular de residência, não se confirmando o argumento de que as escolas especiais facilitam a vida diária e oferecem melhores serviços e apoio aos pais. Emergem ainda fortes indicadores de isolamento comunitário e passividade destes jovens, devido ao elevado tempo de permanência em casa e à limitação dos relacionamentos para além do núcleo familiar. Verificam-se grandes lacunas nas oportunidades de socialização e de participação em actividades e contextos, não havendo programas das escolas ou de serviços locais, que promovam a inclusão social ou o apoio familiar.

Palavras-chave: Inclusão Social. Deficiência Mental Profunda. Escola Especial. Escola Regular.

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Como Citar

Nogueira, J. H., & Rodrigues, D. A. (2007). <b>Avaliação do impacto da escola especial e da escola regular na inclusão social e familiar de jovens portadores de deficiência mental profunda</b>. Educação, 32(1). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/673

Edição

Seção

Dossiê: Educação Inclusiva