<b>Memória e subjetividade: elementos para refletir sobre a singularidade das professoras</b>
Resumo
Este artigo tem como objetivo relacionar a memória com os processos de subjetivação da sociedade e dos professores, dessa forma é necessário esclarecer alguns termos como identidade e subjetividade, com o aporte de autores como Foucault, Hardt, Gondar, entre outros. Indica-se a singularidade como resistência às tentativas das injunções do poder presentes na nossa sociedade. Singularidade proposta no conceito professoralidade (de Marcos Pereira) para uma construção da subjetividade do professor distanciada da identidade fixa que o poder tenta moldar. Professoralidade que é exercida na união dos professores e na divulgação e reflexão de suas experiências.Palavras-chave: Memória. Subjetividade. Singularidade.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________