<b> Mobilidade social e identidade racial: o negro na perspectiva do ensino superior <b/>
Resumo
A presente pesquisa aborda a relação entre a condição racial e o acesso às oportunidades educacionais, sobretudo no que se refere aos níveis mais altos do sistema educacional. A mesma tem como objetivo compreender o acesso do estudante negro na universidade. Na metodologia, procura-se articular dados mais gerais das relações raciais na sociedade brasileira, relacionados com o conjunto do universo pesquisado, com base em estudo de caso. Dessa maneira, é que a Universidade Federal de Santa Maria foi escolhida como o lugar onde se desenvolveu a pesquisa. Como resultado destaca-se que a graduação tem sido a barreira mais difícil de ser superada pelos alunos negros, devido a diversos processos discriminatórios sofridos no decorrer da trajetória escolar.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________