<b>Filosofia e leitura medieval </b>
Resumo
O Apresentam-se alguns métodos medievais de leitura e interpretação de textos, tomando como ponto de partida o pressuposto de que, até o primeiro milênio da era cristã, essas estratégias de interpretação estavam voltadas sobretudo para uma leitura do que estava narrado historicamente nos textos bíblicos. Posteriormente, entrarão em cena as exigências advindas de uma nova visão cosmológica centrada na natureza e na lógica formal de corte aristotélico, dando um rumo diferente à leitura dos mesmos textos. Em outro sentido e em decorrência disso, esfacela-se a hermenêutica que interpretava o texto e a história a um só tempo. No entanto, alguns dos segredos dessas leituras perduram de forma fragmentária nas interpretações acadêmicas e populares dos eventos históricos. Palavras-chave: métodos de interpretação, hermenêutica, sentidos da escritura, escolástica.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________